Estudo: mineração impulsiona desmatamento no Brasil e no mundo

14 de setembro de 2022
Brasil mineração desmatamento
Greenpeace

Um estudo internacional revelou pela 1ª vez o impacto efetivo da mineração sobre a derrubada das principais florestas tropicais do mundo, inclusive a Amazônia.

Publicado na semana passada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o estudo analisou o peso da atividade econômica no desmatamento tropical registrado entre 2000 e 2019, e descobriu que a destruição foi bastante concentrada em quatro países – Brasil, Indonésia, Gana e Suriname. Juntas, elas representaram cerca de 80% do desmatamento causado pela mineração em grande escala.

Ao todo, a mineração foi responsável pela derrubada de 3,3 mil km2 de cobertura vegetal nas duas primeiras décadas deste século em 26 países. O país com maior peso nessa equação é a Indonésia, onde a atividade mineradora respondeu por quase 2 mil km2 de vegetação derrubada neste período. Bem atrás, vêm Brasil, com 330 km2, Gana (213 km2) e Suriname (203 km2).

Como assinalou a Reuters, o desmatamento pela atividade minerária ainda é pequeno, se comparado com a destruição causada pelo avanço do agronegócio. No entanto, a expectativa de aumento da demanda por metais, principalmente pela indústria de energia limpa, deve resultar em uma expansão das atividades mineradoras, o que pode ampliar também a representatividade do setor no desmatamento total.

“A transição energética vai exigir grandes quantidades de metais – cobre, lítio e cobalto – para as tecnologias descarbonizadas”, explicou Anthony Bebbington, geólogo da Clark University (EUA) e coautor do estudo.

Business Green, Mongabay, Folha e Veja abordaram o estudo.

 

ClimaInfo, 15 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar