Bilionário doa rede varejista gigante ao combate à mudança climática

Patagonia bilionário doações clima
CAMPBELL BREWER

O empresário Yvon Chouinard surpreendeu nesta semana ao anunciar que está abrindo mão da rede de varejo esportivo Patagonia em favor de uma fundação sem fins lucrativos que terá como objetivo apoiar ações para preservação do meio ambiente e ação contra a mudança do clima.

Fundada há quase 50 anos na Califórnia, a Patagonia tem uma longa trajetória de alinhamento com questões sociais e ambientais; agora, ela inaugura um novo experimento corporativo que coloca esses temas não apenas na estratégia da empresa, mas em sua própria administração.

“A partir de agora, a Terra é nosso único acionista. Todos os lucros, em perpetuidade, irão para nossa missão de ‘salvar nosso planeta natal’”, afirmou a Patagonia em nota. No mesmo comunicado, Chouinard justificou a medida: “Se tivermos alguma esperança de um planeta próspero – ou mesmo um negócio próspero – daqui a 50 anos, será necessário que todos façamos o que pudermos com os recursos que temos. Esta é mais uma forma que encontramos de fazer a nossa parte”.

Pela proposta, Chouinard e seus familiares doaram 2% de todas as ações e toda a autoridade de tomada de decisão para o fundo Patagonia Purpose Trust, que supervisionará a missão e os valores da empresa. Já os 98% restantes serão controlados por uma organização social batizada de Holdfast Collective, que terá como objetivo “usar cada dólar recebido para combater a crise ambiental, proteger a natureza e a biodiversidade e apoiar comunidades prósperas, o mais rápido possível”.

A Patagonia projeta pagar um dividendo anual de aproximadamente US$ 100 milhões, dependendo da saúde do negócio. Esse valor será destinado ao Purpose Trust, que atuará no financiamento a projetos de preservação ambiental e de ação climática em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a empresa continuará o programa “1% pelo Planeta”, criado nos anos 1980, através do qual destina 1% dos valores obtidos com suas vendas para grupos ambientalistas. Até hoje, o programa doou cerca de US$ 140 milhões.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Guardian, NY Times e Reuters, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 16 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.