Clima extremo: tempestades trazem preocupação a Porto Rico, Alasca e Japão

19 de setembro de 2022

Três tempestades trouxeram preocupação para autoridades e moradores em três pontos diferentes do globo neste final de semana.

No Japão, a agência meteorológica do país alertou para a força do tufão Nanmadol, que se dirigia à ilha de Kyushu, ao sul, com ventos de até 270 km/h. A expectativa era de que a tempestade se aproximasse do litoral de Kagoshima neste domingo, antes de seguir para o norte em direção às ilhas centrais japonesas.

No sábado (17/9), o governo japonês ordenou a evacuação de 34 mil pessoas, a maior parte em Kyushu. “Existe riscos de tempestades sem precedentes, ondas altas e chuvas recordes”, disse Ryuta Kurora, chefe da unidade de previsão da Agência Meteorológica do Japão, citado pela AFP. “É necessário cautela máxima. É um tufão muito perigoso”. Bloomberg, Reuters e Washington Post deram mais informações.

Já no Alasca, resquícios de um ciclone tropical, o tufão Merbok, resultaram em uma forte tempestade que atingiu a porção ocidental do estado norte-americano no sábado, com ventos de até 140 km/h e chuva forte.

Meteorologistas dos EUA alertaram para a que pode ser a tempestade mais intensa em pelo menos 50 anos, com risco de inundação de cidades costeiras. Associated Press, NY Times, Reuters e Washington Post repercutiram a notícia.

Por fim, mais ao sul, Porto Rico declarou situação de emergência neste final de semana por conta da aproximação da tempestade Fiona, que se formou a sudeste no mar caribenho.

Além da ilha porto-riquenha, as Ilhas Virgens Americanas e partes da República Dominicana também foram colocadas sob vigilância de furacão do Centro Nacional de Furacões dos EUA, com o risco de que a tempestade ganhe força e atinja essas áreas entre o domingo e a 2a feira.

A expectativa era de que ela se tornasse um furacão, com ventos superiores a 100 km/h. Porto Rico ainda convive com os reflexos da passagem do furacão Maria em 2017, que causou pelo menos 3 mil mortes.

A tempestade foi destacada pela Associated Press, Bloomberg, Reuters e Washington Post.

 

ClimaInfo, 19 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar