Ex-ministros alertam para importância do meio ambiente para retomada econômica do Brasil

19 de setembro de 2022
carta ex-ministro da fazenda
Sebastien Goldberg / unsplash

Um grupo de ex-ministros da fazenda e ex-presidentes do Banco Central divulgou na 6ª feira (16/9) um manifesto em defesa da proteção do meio ambiente e da ação climática no Brasil como pré-requisitos para o desenvolvimento econômico do país no próximo governo.

Elaborado no âmbito da iniciativa Convergência pelo Brasil, o documento ressalta a importância do combate ao desmatamento na Amazônia não apenas pela ótica climática, mas também pelos reflexos econômicos que isso pode acarretar ao principal setor exportador do país, o agronegócio.

“O desmatamento não traz crescimento econômico ou progresso social, sendo responsável por mais emissões de CO2 do que todos os setores produtivos brasileiros juntos. Ele torna as chuvas no Centro-Oeste mais incertas, com risco para a agricultura e a geração de energia elétrica, e leva à perda irreversível dos habitats ancestrais das populações indígenas tradicionais”, destacou o manifesto.

O texto destaca quatro condições ambientais para a retomada econômica do país no próximo governo: 1) zerar o desmatamento na Amazônia; 2) aproveitar as vantagens comparativas do Brasil em prol da economia de carbono zero, especialmente em energia, mobilidade, indústria e agricultura; 3) adaptação climática para aumentar a resiliência do país; e 4) impulsionar o financiamento a pesquisa e inovação tecnológica, com foco nas energias renováveis, na bioeconomia da floresta em pé, nos biocombustíveis e no uso sustentável dos recursos naturais e humanos.

“O Brasil tem a capacidade técnica e os recursos naturais para ser vitorioso no novo ambiente econômico mundial pautado pela necessidade de evitar o aquecimento global e alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. (…) Mas o sucesso do Brasil nesse ambiente dependerá, de forma crucial, da prioridade política e da urgência que os próximos governos deem à agenda da sustentabilidade, do fim célere do desmatamento e das ações no rumo da economia de carbono zero”.

O manifesto é assinado pelos ex-ministros Gustavo Krause, Henrique Meirelles, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega, Pedro Malan, Rubens Ricupero e Zélia Cardoso de Mello, bem como os ex-presidentes do BC Affonso Celso Pastore, Armínio Fraga, Gustavo Loyola, Paulo Haddad e Pérsio Arida. Bloomberg, O Globo e Um Só Planeta destacaram o texto.

Em tempo 1: O Valor repercutiu uma carta apresentada por organizações internacionais aos candidatos à Presidência da República no Brasil defendendo compromissos socioambientais do próximo governo. O documento ganhou endosso nas redes sociais de personalidades nacionais, como o apresentador Luciano Huck. Uma das signatárias é a Rewild, fundada por cientistas e pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio; o astro de Hollywood também compartilhou a carta em suas redes sociais, destacando que o “Brasil é crítico para proteger a natureza que sobrou e restaurar o que resta”. Entre outros pontos, o documento pede o fim do desmatamento e a retomada da demarcação de Terras Indígenas e Unidades de Conservação, além do alinhamento da NDC brasileira sob o Acordo de Paris com o objetivo de limitar o aquecimento global em 1,5ºC neste século.

Em tempo 2: Um estudo do Boston Consulting Group (BCG) apresentado na semana passada durante o Brazil Climate Summit, na Universidade de Columbia (EUA), mostrou que o Brasil pode atrair até US$ 3 trilhões em investimentos nos próximos 30 anos com medidas de redução das emissões para a neutralidade em carbono. De acordo com o Valor, a maior parte (US$ 2 tri) seria demandada para atingir o net-zero, beneficiando principalmente investimentos nos setores de transporte, indústria, agricultura, florestas e energia; o restante seria necessário para o Brasil superar o net-zero – ou seja, capturar mais carbono do que emitir.

 

ClimaInfo, 19 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar