Empresário acusado de envolvimento com garimpo ilegal na Amazônia é preso em SP

20 de setembro de 2022
Dirceu-Santos-Frederico-Sobrinho
Reprodução

A Polícia Militar de São Paulo anunciou a prisão de Dirceu Santos Frederico Sobrinho, dono da empresa de mineração FD Gold, no último domingo (18/9). O empresário, que também é presidente da Associação Nacional do Ouro (ANORO), é investigado pela Polícia Federal por conexão com atividades ilegais de garimpo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ele também é acusado de usurpação de bens da União, receptação dolosa e dano ambiental.

Em maio passado, um carregamento de 77 kg de ouro foi apreendido pela PF no interior paulista, avaliado em R$ 23 milhões. Frederico Sobrinho admitiu que era o dono da carga, mas negou sua ilegalidade. De acordo com a PF, no entanto, o ouro apreendido teria vindo de áreas garimpadas ilegalmente em áreas indígenas no Mato Grosso e no Pará.

A FD Gold é ré em uma ação movida pelo Ministério Público Federal que cobra indenização de R$ 1,75 bilhão por danos ambientais associados à exploração ilegal de ouros em Terras Indígenas. Já a ANORO está na mira dos investigadores por conta da atuação de Frederico Sobrinho pela legalização da atividade garimpeira. O empresário também tem conexões políticas quentes. Na última eleição, ele foi candidato suplente da chapa do então senador Flexa Ribeiro à reeleição no Pará.

CNN Brasil, Folha, g1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram a prisão de Frederico Sobrinho.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar