Empresário acusado de envolvimento com garimpo ilegal na Amazônia é preso em SP

Dirceu-Santos-Frederico-Sobrinho
Reprodução

A Polícia Militar de São Paulo anunciou a prisão de Dirceu Santos Frederico Sobrinho, dono da empresa de mineração FD Gold, no último domingo (18/9). O empresário, que também é presidente da Associação Nacional do Ouro (ANORO), é investigado pela Polícia Federal por conexão com atividades ilegais de garimpo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ele também é acusado de usurpação de bens da União, receptação dolosa e dano ambiental.

Em maio passado, um carregamento de 77 kg de ouro foi apreendido pela PF no interior paulista, avaliado em R$ 23 milhões. Frederico Sobrinho admitiu que era o dono da carga, mas negou sua ilegalidade. De acordo com a PF, no entanto, o ouro apreendido teria vindo de áreas garimpadas ilegalmente em áreas indígenas no Mato Grosso e no Pará.

A FD Gold é ré em uma ação movida pelo Ministério Público Federal que cobra indenização de R$ 1,75 bilhão por danos ambientais associados à exploração ilegal de ouros em Terras Indígenas. Já a ANORO está na mira dos investigadores por conta da atuação de Frederico Sobrinho pela legalização da atividade garimpeira. O empresário também tem conexões políticas quentes. Na última eleição, ele foi candidato suplente da chapa do então senador Flexa Ribeiro à reeleição no Pará.

CNN Brasil, Folha, g1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram a prisão de Frederico Sobrinho.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.