Clima extremo: Canadá se prepara para chegada do furacão Fiona

22 de setembro de 2022
furacão Fiona Canadá
REUTERS/Nicola Muirhead

A costa atlântica do Canadá se prepara para a chegada do furacão Fiona, o que deve acontecer no final desta 6a feira (23/9). A expectativa é de que a tempestade seja a mais forte já registrada a atingir o país, com ventos de mais de 160 km/h e muita chuva. “Esta será uma tempestade histórica”, alertou Chris Scott, meteorologista-chefe da The Weather Network, que monitora o avanço do Fiona.

Na ilha de Prince Edward, no nordeste canadense, as autoridades locais esperam por danos ainda maiores que os causados pelo furacão Juan em 2003, o mais forte já registrado a atingir aquela localidade. A CBC destacou os esforços para retirar as pessoas das áreas mais vulneráveis e reduzir eventuais impactos da passagem do Fiona na costa atlântica do país. Washington Post também abordou a preparação dos canadenses antes da chegada do furacão.

Enquanto isso, as Bermudas “se agacharam”, como comparou a Reuters, para sobreviver à passagem do Fiona. Mesmo sem sofrer com os ventos mais fortes da tempestade, moradores e autoridades corriam para garantir provisões e mantimentos, além de abrigos para as famílias nas áreas mais expostas às ondas.

Já em Porto Rico e na República Dominicana, a correria é para restabelecer os serviços básicos de saneamento e eletricidade e intensificar as operações de resgate e reconstrução após o Fiona. De acordo com a Associated Press, mais de meio milhão de pessoas seguem sem acesso à água potável em Porto Rico, o que está levantando preocupação quanto à incidência de doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. Já a Reuters destacou que um milhão de pessoas continuam sem energia e que o restabelecimento do serviço pode durar “vários dias”.

Em tempo: O furacão Fiona é a tempestade mais forte registrada no Atlântico neste ano, mas pode não durar muito na liderança dessa lista. De acordo com a CNN, meteorologistas estão acompanhando a formação de um novo sistema no Mar do Caribe que pode se tornar uma “megatempestade” na próxima semana. Espera-se que a nova tempestade, a ser batizada de Hermine, possa chegar à região do Golfo do México até o final da próxima semana.

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar