Clima extremo: Canadá se prepara para chegada do furacão Fiona

furacão Fiona Canadá
REUTERS/Nicola Muirhead

A costa atlântica do Canadá se prepara para a chegada do furacão Fiona, o que deve acontecer no final desta 6a feira (23/9). A expectativa é de que a tempestade seja a mais forte já registrada a atingir o país, com ventos de mais de 160 km/h e muita chuva. “Esta será uma tempestade histórica”, alertou Chris Scott, meteorologista-chefe da The Weather Network, que monitora o avanço do Fiona.

Na ilha de Prince Edward, no nordeste canadense, as autoridades locais esperam por danos ainda maiores que os causados pelo furacão Juan em 2003, o mais forte já registrado a atingir aquela localidade. A CBC destacou os esforços para retirar as pessoas das áreas mais vulneráveis e reduzir eventuais impactos da passagem do Fiona na costa atlântica do país. Washington Post também abordou a preparação dos canadenses antes da chegada do furacão.

Enquanto isso, as Bermudas “se agacharam”, como comparou a Reuters, para sobreviver à passagem do Fiona. Mesmo sem sofrer com os ventos mais fortes da tempestade, moradores e autoridades corriam para garantir provisões e mantimentos, além de abrigos para as famílias nas áreas mais expostas às ondas.

Já em Porto Rico e na República Dominicana, a correria é para restabelecer os serviços básicos de saneamento e eletricidade e intensificar as operações de resgate e reconstrução após o Fiona. De acordo com a Associated Press, mais de meio milhão de pessoas seguem sem acesso à água potável em Porto Rico, o que está levantando preocupação quanto à incidência de doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. Já a Reuters destacou que um milhão de pessoas continuam sem energia e que o restabelecimento do serviço pode durar “vários dias”.

Em tempo: O furacão Fiona é a tempestade mais forte registrada no Atlântico neste ano, mas pode não durar muito na liderança dessa lista. De acordo com a CNN, meteorologistas estão acompanhando a formação de um novo sistema no Mar do Caribe que pode se tornar uma “megatempestade” na próxima semana. Espera-se que a nova tempestade, a ser batizada de Hermine, possa chegar à região do Golfo do México até o final da próxima semana.

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.