Furacão Fiona se torna a tempestade mais forte do Atlântico em 2022

furacão Fiona
NOAA

Depois de passar por Porto Rico, o furacão Fiona ganhou força nesta 4a feira enquanto se dirigia ao norte, em direção às Bermudas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, os ventos principais do Fiona chegaram a 209 km/h, o que o torna um furacão de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, além de classificá-lo como a tempestade mais forte na temporada 2022 no Atlântico.

Os ventos mais fortes do Fiona devem passar a leste das Bermudas, o que livraria estas ilhas de efeitos mais devastadores. Por outro lado, a preocupação se volta para o litoral do Canadá, próximo destino do furacão. Além da ventania, as chuvas levadas pelo Fiona também podem causar inundações e deslizamentos de terra nas províncias da Nova Escócia e Terra Nova.

De acordo com a Bloomberg, meteorologistas temem que o Fiona possa ser o mais forte a atingir a costa leste canadense desde o furacão Juan, que matou pelo menos oito pessoas em Halifax em 2003.

Enquanto isso, em Porto Rico, autoridades locais e moradores seguem contabilizando os prejuízos e as perdas humanas causadas pelo Fiona. Ao menos oito pessoas morreram na ilha e cerca de 40% dos seus 3,3 milhões de habitantes seguem sem água e ¾ sem energia elétrica, informaram Reuters. Associated Press e Washington Post.

Nos Açores, a ameaça está na tempestade tropical Gaston, a 7a nomeada nesta temporada 2022 no Atlântico Norte. Segundo o NY Times, a tempestade deve atingir o arquipélago no final desta semana, com risco potencial de ondas de grande porte e ventos fortes.

 

ClimaInfo, 22 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.