Furacão Fiona se torna a tempestade mais forte do Atlântico em 2022

22 de setembro de 2022
furacão Fiona
NOAA

Depois de passar por Porto Rico, o furacão Fiona ganhou força nesta 4a feira enquanto se dirigia ao norte, em direção às Bermudas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, os ventos principais do Fiona chegaram a 209 km/h, o que o torna um furacão de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, além de classificá-lo como a tempestade mais forte na temporada 2022 no Atlântico.

Os ventos mais fortes do Fiona devem passar a leste das Bermudas, o que livraria estas ilhas de efeitos mais devastadores. Por outro lado, a preocupação se volta para o litoral do Canadá, próximo destino do furacão. Além da ventania, as chuvas levadas pelo Fiona também podem causar inundações e deslizamentos de terra nas províncias da Nova Escócia e Terra Nova.

De acordo com a Bloomberg, meteorologistas temem que o Fiona possa ser o mais forte a atingir a costa leste canadense desde o furacão Juan, que matou pelo menos oito pessoas em Halifax em 2003.

Enquanto isso, em Porto Rico, autoridades locais e moradores seguem contabilizando os prejuízos e as perdas humanas causadas pelo Fiona. Ao menos oito pessoas morreram na ilha e cerca de 40% dos seus 3,3 milhões de habitantes seguem sem água e ¾ sem energia elétrica, informaram Reuters. Associated Press e Washington Post.

Nos Açores, a ameaça está na tempestade tropical Gaston, a 7a nomeada nesta temporada 2022 no Atlântico Norte. Segundo o NY Times, a tempestade deve atingir o arquipélago no final desta semana, com risco potencial de ondas de grande porte e ventos fortes.

 

ClimaInfo, 22 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar