Clima extremo: furacão Ian atinge Cuba e se aproxima da Flórida

clima extremo furacão Ian Cuba
AP Photo/Ramon Espinosa

O furacão Ian atingiu ontem (27/9) o oeste da ilha de Cuba, deixando mais de um milhão de pessoas sem eletricidade. Por ora, nenhuma morte decorrente da tempestade foi registrada, mas pelo menos 50 mil pessoas tiveram que deixar suas casas às pressas para se abrigar em áreas mais seguras. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), os ventos de Ian chegaram a 205 km/h durante sua passagem pelo território cubano.

A expectativa de meteorologistas é de que Ian ganhe ainda mais força depois de atravessar Cuba, por conta das águas quentes  do Golfo do México, antes de chegar à costa sudoeste da Flórida. Por ora, espera-se que o furacão atinja a região de Tampa na noite de hoje (28/9) na categoria 4, com ventos de até 249 km/h.

A principal preocupação das autoridades norte-americanas está na peculiaridade dessa trajetória: há mais de um século, Tampa e arredores não experimentam um furacão, um evento bastante comum em outras regiões da Flórida. Isso significa que as construções nessa área não estão preparadas para resistir aos fortes ventos de Ian.

Associated Press, NY Times, Reuters, Wall Street Journal e Washington Post, entre outros, deram mais informações sobre o furacão Ian.

Em tempo: Depois de arrasar parte das Filipinas, o tufão Noru se aproxima do Vietnã. O governo do país evacuou mais de 800 mil pessoas antes da chegada da tempestade. A operação de portos e aeroportos também foi suspensa, além de um toque de recolher ser decretado nas províncias de Da Nang e Quang Nam. A notícia é da Associated Press e da Reuters.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.