Cresce a consciência dos brasileiros sobre a importância da Amazônia, mostra pesquisa

Amazônia consciência eleitor
Greenpeace

“Esta é a eleição mais importante já realizada no Brasil para a Amazônia e sua sobrevivência”, disse a pesquisadora Erika Berenguer, da Universidade de Oxford (Reino Unido), à New Scientist sobre a importância das eleições deste domingo (2/10).

O recado da cientista parece ter sido ouvido pela população brasileira: 74% consideram a Amazônia importante para o desenvolvimento da economia do país, mostra uma pesquisa realizada pelo PoderData a pedido do Instituto Clima e Sociedade.

O brasileiro não só dá cada vez mais atenção à Amazônia, mas também leva o tema em consideração na hora de votar: perguntados se a proteção da Amazônia deve ser uma prioridade para os presidenciáveis, 83% disseram que sim. Este índice é um pouco menor na Região Norte (67%) e bem maior na região Centro-Oeste (94%).

A grande maioria (69%) dos brasileiros dizem também que sua chance de votar em um candidato aumenta se ele apresentar um plano específico para a proteção da Amazônia.

O governo Bolsonaro intensificou a devastação a um ponto inédito em mais de uma década e em um momento-chave para os esforços globais contra a crise climática. Isto se reflete na percepção dos brasileiros: mais da metade da população (51%) considera ruim ou péssima a ação do governo na Amazônia. 

A pesquisa foi comentada por Nexo Jornal, Diário do Pará, Revista Galileu e Projeto Colabora, entre outros.

Neste domingo o voto dos brasileiros definirá se a Amazônia – e, por tabela, o resto do mundo – terá alguma chance para conter o aquecimento global.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.