Furacão Ian pode causar os piores impactos em três décadas na Flórida

furacão Ian
NOAA

O furacão Ian atingiu a costa sudoeste da Flórida na noite de ontem (28/9) com ventos de mais de 240 km/h. Cerca de 2,5 milhões de pessoas deixaram suas casas nas últimas horas para escapar da força da tempestade. Ele está a pouco mais de 3 km/h de se tornar um furacão de categoria 5 na escala Saffir-Simpson de intensidade, mas já figura entre os furacões mais fortes a atingirem os Estados Unidos em mais de 170 anos.

Companhias aéreas que operam na região cancelaram 2,1 mil voos previstos para ontem e cerca de 1,7 mil voos para hoje. A previsão é de que o fluxo normal da aviação na região só seja retomado no final de semana.

Uma estimativa citada pela Bloomberg coloca os prejuízos potenciais de Ian na Flórida em cerca de US$ 67 bilhões, o que o colocaria entre os dez furacões mais caros da história norte-americana. Em grande parte, o prejuízo se deve à região atingida – os arredores de Tampa, uma área que não enfrentava uma tempestade tropical desde 1921. Até as construções mais modernas não possuem a mesma resistência daquelas feitas em áreas onde os furacões são mais comuns, como o sul e o leste da Flórida.

A expectativa é de que o furacão cause mais estragos materiais e financeiros do que o hoje lendário furacão Andrew, que atingiu a Flórida em 1992, causando destruição generalizada.

Outro furacão equivalente é o Charley, que atingiu as proximidades do ponto de contato do Ian em 2004. No entanto, o furacão atual é maior e se move mais lentamente, o que aumenta o potencial de danos.

Associated Press, Reuters e Washington Post deram mais informações sobre a chegada do furacão Ian na Flórida.

 

ClimaInfo, 29 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.