Brasil é o país mais letal da década para ativistas ambientais

29 de setembro de 2022
mortes ativistas ambientais
ANDRESSA ANHOLETE/GETTY IMAGES

O número impressiona: de cada 10 mortes de defensores da terra e do meio ambiente em todo o mundo nos últimos dez anos, duas aconteceram no Brasil. Ao longo da última década, das 1.733 mortes violentas registradas globalmente, 342 delas ocorreram no Brasil. Mais de 85% dos assassinatos de ativistas ambientais registrados entre 2012 e 2021 no Brasil aconteceram na Amazônia, sendo que ⅔ desse total eram indígenas ou negros.

Os dados são da lista, liderada pelo Brasil, de nações mais perigosas para ativistas socioambientais organizada pela Global Witness e apresentada na última 4a feira (28/9). Desde 2012, a entidade acompanha os dados sobre violência contra a sociedade civil em todo o mundo, com o Brasil figurando sempre entre os países com os números mais letais.

Outros países latino-americanos, como Colômbia (322 mortes) e México (154), também figuram no topo dessa relação, junto com as Filipinas (270). Os dados de 2021 praticamente repetem a totalização desses dez anos: no ano passado, o México foi o país com o maior número de mortes confirmadas relacionadas a conflitos fundiários e ambientais, com 54 assassinatos, seguido por Colômbia (33), Brasil (26) e Filipinas (19).

O levantamento da Global Witness destacou que esses dados podem estar subnotificados, já que o registro de casos de violência contra ativistas costuma ter falhas, especialmente nos países mais pobres. “As evidências também mostram que os dados sobre assassinatos não captam a verdadeira escala do problema”, explicou a entidade. “As restrições à liberdade de imprensa e a falta de monitoramento independente em muitos deles geralmente levam à subnotificação. Disputas de terras e danos ambientais também podem ser difíceis de monitorar em partes do mundo afetadas por conflitos”.

Aqui no Brasil, veículos como Deutsche Welle, TV Cultura, Folha e O Globo repercutiram os dados de violência contra ativistas. Já no exterior, Associated Press, BBC, NY Times e Reuters abordaram essas informações.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar