Mais um La Niña empurra leste da Austrália para recorde de chuvas em um ano

La Niña 2022 Austrália
Muhammad FAROOQ AFP

Faltando quase três meses para o final do ano, 2022 já é o ano mais chuvoso da história de Sydney, no sudeste da Austrália. A primeira semana de outubro trouxe ainda mais chuvas para essa região, empurrando o total de precipitação acumulada desde o começo do ano para cerca de 2.213 milímetros, superando o recorde anterior de 2.194 mm estabelecido em 1950. 

Os números finais de 2022 devem ser ainda maiores na costa leste australiana. Isso porque, com a confirmação de mais um fenômeno La Niña na porção central do Oceano Pacífico, a expectativa dos meteorologistas é que as chuvas sigam intensas nessa região do país. Com mais chuvas, aumenta também o risco de inundações como as que atingiram Sydney e arredores em julho passado. 

“A Austrália tem sido um continente de secas e chuvas inundantes. Dito isto, as projeções indicam que a mudança climática sobrecarregará essa variabilidade”, explicou a pesquisadora Chiara Holgate, da Universidade Nacional Australiana, ao Washington Post. “As observações mostram que houve um aumento na intensidade de eventos de chuvas fortes na Austrália, incluindo os eventos de curta duração, que podem estar associados a inundações repentinas”.

AFP, Associated Press, CNN, Guardian e Reuters, entre outros, também repercutiram o recorde histórico de chuvas no sudeste australiano em 2022. 

Em tempo 1: Uma semana após a passagem do furacão Ian na Flórida, o estado norte-americano segue sofrendo com seus efeitos. De acordo com a CNN, quase 320 mil pessoas seguem sem energia elétrica, com mais de 22 condados também sem fornecimento de água potável. Já a Reuters abordou o impacto da tempestade no interior do estado: depois de Ian despejar água na região, os rios que correm nela transbordaram e os pântanos avançaram sobre áreas residenciais. Para muitas famílias, a perda foi total: casas, familiares, subsistência, tudo foi levado pelo furacão. Em todo o estado, mais de 100 mortes foram confirmadas.

Em tempo 2: No leste da Índia, oito pessoas morreram por causa de inundação causada por chuvas intensas na última 4ª feira (5/10). Em alguns pontos do estado de Bengala Ocidental, o mais atingido, a precipitação foi quase 130% superior ao normal. Cerca de 70 pessoas foram resgatadas, com 13 feridos. A notícia é da Reuters.

 

ClimaInfo, 07 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.