Justiça concede liberdade provisória a suspeito de ordenar mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips

Bruno Pereira Dom Philips suspeito solto
Reprodução

A Justiça Federal no Amazonas concedeu liberdade provisória a Rubens Villar Coelho, vulgo Colômbia, suspeito de ter mandado matar Bruno Pereira e Dom Phillips em junho, no Vale do Javari. A concessão se relaciona à prisão por uso de documento falso. No entanto Colômbia segue preso por pesca ilegal e associação criminosa. Este segundo mandato de prisão poderá ser revisto amanhã (12/10).

Na decisão referente ao uso de documento falso, o juiz federal escreveu: “É verdade que a conduta do preso é lastimável. Ele criou esse problemão para si. Não foi o MPF [Ministério Público Federal] ou a PF. Não obstante isso, reafirmo: há documentos por onde se começar uma busca em caso de fuga”.

Segundo informa a Folha, o juiz determinou ainda “o pagamento de fiança no valor de R$ 15 mil; o comparecimento mensal à Justiça; permanecer em reclusão domiciliar; monitoração eletrônica; proibição de viagens para fora do Brasil; e entrega do passaporte.”

Como comentamos em julho passado, Colômbia foi detido ao tentar entrar no Brasil portando documentação falsa. Ele negou envolvimento no assassinato de Bruno e Dom e disse ter apenas uma “relação comercial” com os pescadores do Vale do Javari. No entanto, a PF suspeita que Coelho financia a pesca ilegal em áreas indígenas na região da fronteira como uma maneira para lavar dinheiro e até mesmo esconder as drogas em carregamentos de pescado. Para preservar seus negócios, ele teria colocado a cabeça de Bruno Pereira a prêmio entre os criminosos da região.

CNN, UOL, O Globo, g1 também divulgaram a notícia.

Em tempo 1: O corpo do indigenista Maxciel Pereira dos Santos, morto a tiros em 2019 no Amazonas, foi exumado no dia 4 de outubro, em Tabatinga. A PF busca recuperar um projétil que eventualmente possa ter ficado alojado no corpo de Maxciel para descobrir qual foi a arma que matou o ambientalista. A suspeita é de possível relação de Colômbia com o assassinato de Maxciel.

Em tempo 2: O programa Profissão Repórter da TV Globo mostrará hoje (11/10) o processo da pesca na Amazônia e como a atividade ilegal prejudica a população da regiãio.

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.