Seca, incêndios e desmonte ambiental: o Pantanal longe das novelas

Pantanal desmonte ambiental
Márcia Foletto

A novela “Pantanal” pode ter terminado, mas os problemas que envolvem o bioma, muitos deles descritos na televisão, continuam bastante presentes e ameaçam a existência da maior planície alagável do mundo como conhecemos. Uma reportagem especial conjunta do jornal O Globo e do site O Eco lista questões que aparecem mais nos telejornais do que na ficção.

Para começo de conversa, ameaças externas potencializam as internas. O desmatamento e o barramento de rios na Amazônia e no Cerrado diminuem a água no Pantanal, contam especialistas ouvidos pela reportagem. O barramento de rios também no Pantanal, assim como o avanço do agronegócio com alta conversão da vegetação nativa, deixa o Pantanal extremamente vulnerável. Some-se a isso as mudanças climáticas, que fazem dessa uma das regiões do planeta que mais sofrem com aumento da temperatura média.

Uma das consequências mais visíveis são os recordes de fogo registrados nos últimos anos, que por sua vez afetam diretamente a biodiversidade, a saúde da população e o modo de vida tradicional. Segundo a meteorologista Renata Libonati, em 2020, em plena estação seca, 100% dos incêndios foram causados pelo homem, de forma intencional ou não. 

A reportagem relata ainda a busca incessante de cientistas e ambientalistas para recuperar e cuidar do bioma. De projetos de restauração florestal à conservação da fauna, eles correm para salvar o que for possível do bioma, numa luta desigual contra o tempo, o fogo e o avanço de um modelo inadequado de produção no Pantanal.

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.