
Com uma fala no mínimo duvidosa, o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, declarou que a guerra na Ucrânia “pode ser vista como uma bênção” pela perspectiva climática, reportou a AP. Além do motivo óbvio, certamente os ambientalistas discordam, pois o abandono das fontes fósseis, como carvão, óleo e gás, está algumas décadas atrasado, além de o conflito ter reaberto debates sobre atrasar compromissos climáticos.
Mas, justifica o secretário, o quadro tornou as fontes renováveis mais competitivas e expôs a necessidade urgente de se abandonar o óleo, o gás e o carvão. “De cinco a dez anos, está claro que a guerra na Ucrânia acelerará nosso consumo de energia fóssil, e vai acelerar essa transição verde”, disse.
A declaração foi feita durante lançamento de um novo relatório da OMM, o “Estado dos Serviços do Clima”. Segundo o documento, os investimentos em renováveis devem triplicar nos próximos anos, duplicando a capacidade instalada globalmente em oito anos, para limitar o aquecimento do planeta. Isso deve acontecer de forma especialmente rápida para atender à demanda mundial crescente por energia e ainda garantir a resiliência do sistema às mudanças climáticas.
Mesmo assim, destaca a Reuters, a infraestrutura existente precisa ser adaptada aos eventos climáticos extremos, que se avolumam ano após anos, como ondas de calor, furacões ou escassez hídrica – como a que afetou as hidrelétricas brasileiras em 2021.
Em tempo: A guerra na Ucrânia fez a jovem ativista climática Greta Thunberg tornar-se uma defensora improvável, pelo menos em curto prazo, da energia nuclear, aproximando-a de antigos detratores, reporta a AP e a Bloomberg. Isso porque a Alemanha enfrenta um dilema. Com a crise do gás decorrente do conflito no continente europeu e a proximidade do inverno, o país está revendo seu plano de transição energética, que, entre outras ações, prevê o desligamento de usinas nucleares em dezembro. Como não há instalações renováveis em operação em tão curto prazo, usinas de geração de energia a carvão e gás estão sendo reativadas. “É isso que acontece quando você é tão viciado neste tipo de fontes fósseis”, disse Thunberg, insistindo na necessidade de se expandir a estrutura de geração renovável.
ClimaInfo, 13 de outubro de 2022.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.