Mesmo com incerteza global, G7 promete reforçar financiamento climático

G7 Alemanha 2022
g7germany.de

Os ministros de finanças das sete economias mais ricas do mundo reafirmaram nesta semana que seus governos pretendem ampliar o financiamento climático para as nações em desenvolvimento e aquelas mais vulneráveis, apesar das tensões geopolíticas e da incerteza econômica internacional dos últimos meses. O anúncio aconteceu em Washington (EUA), paralelamente à reunião anual dos representantes governamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Em declaração divulgada pelo governo da Alemanha, que lidera o G7 neste ano, os países do grupo ressaltam que a guerra entre Rússia e Ucrânia e a escalada dos preços dos combustíveis impuseram novos desafios para a transição energética. No entanto, ao invés de enfraquecer seus planos, o G7 pretende “intensificar seus esforços para atingir os objetivos climáticos, incluindo uma transição sustentável, justa, limpa e acelerada que também fortaleça a segurança energética”. O texto também sinalizou a pretensão do G7 de finalmente atingir a meta de US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático aos países em desenvolvimento até 2025, bem como ao menos dobrar a destinação de recursos para adaptação nos próximos três anos. A Reuters repercutiu essa notícia.

Ainda na capital norte-americana, os governos de Alemanha e EUA mostraram sintonia com uma proposta para reformar as instituições econômicas multilaterais, em particular o Banco Mundial. Os dois países entregaram na última 3ª feira (11/10) um projeto de reforma que visa tornar o principal banco de desenvolvimento do mundo apto para enfrentar a crise climática e ajudar na conservação da biodiversidade – dois temas nos quais o Banco Mundial tem tropeçado nos últimos tempos. O Financial Times destacou essa movimentação.

“O modelo atual do Banco Mundial (…) não é mais apropriado neste momento de crise global. Os desafios e as necessidades de investimento são tão grandes que o modelo precisa ser ajustado”, afirmou a ministra alemã do desenvolvimento, Svenja Schulze, citada pelo Climate Home. De acordo com ela, as reformas precisam incluir “empréstimos climáticos em melhores condições” e “apoio orçamentário direcionado para governos que desejam realizar reformas políticas para tornar suas economias neutras em relação ao clima”.

Em tempo: Nem mesmo a passagem do presidente norte-americano Joe Biden na Conferência do Clima de Sharm el-Sheikh (COP27), anunciada nesta semana pela Casa Branca, deve convencer alguns nomes importantes do mercado financeiro internacional a participar do encontro no próximo mês no Egito. Segundo a Bloomberg, executivos de grande calibre como os CEO da BlackRock, Larry Fink, e do Citigroup, Jena Fraser, já confirmaram que não devem participar da COP, além de Bill Winters, da Standard Chartered; os três fizeram questão de comparecer à Conferência de Glasgow (COP26), no ano passado.

 

ClimaInfo, 14 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.