Bolsonaro muda FUNAI e intensifica desmonte de políticas indígenas

16 de outubro de 2022
FUNAI desmonte
APIB

O decreto presidencial 11.226/22 pode ser o golpe de morte na FUNAI como a conhecemos. Publicado no começo do mês, o texto determina a exclusão dos comitês regionais responsáveis por planejar em conjunto com os indígenas ações e estudos voltados à demarcação de suas terras. Junto com os comitês, se vão as frentes e coordenações subordinadas ao órgão.

Segundo o InfoAmazonia, indigenistas alertam que o novo Estatuto da FUNAI inviabiliza a consulta pública e os estudos etnoambientais necessários para o reconhecimento de Territórios Indígenas – e isto será ainda mais crítico no caso dos Indígenas Isolados. A assessoria jurídica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) emitiu uma nota dizendo que o Estado tem o dever de consultar previamente os Povos Indígenas sempre que atos administrativos e legislativos lhes afetarem.

“O governo Bolsonaro prometeu dar uma foiçada na FUNAI, lembra? Primeiro ele cortou os membros, e agora, com esse decreto, ele corta a cabeça do órgão. Praticamente acaba com a instituição. O que se percebe é uma pressão para reduzir o poder do órgão de deliberar sobre as questões indigenistas, assim ele perde as suas responsabilidade e sua finalidade”, disse Antonio Eduardo Cerqueira de Oliveira, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ao InfoAmazonia.

Com a mudança, mais de mil cargos serão remanejados e há temor de que as nomeações sejam conduzidas de forma a intensificar o desmonte no órgão. À Folha, a FUNAI disse que o fim dos comitês regionais se dá em decorrência do decreto presidencial de 2019 que extinguiu centenas de conselhos federais em diferentes ministérios e autarquias. A nota não explica como as atividades dos conselhos regionais da FUNAI serão mantidas.

Em tempo: Um relatório da Comissão Arns concluiu que há graves violações de Direitos Humanos no Vale do Javari e cobra o governo brasileiro a combater a criminalidade na região. O documento foi apresentado ao Conselho Nacional de Justiça e pede que os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridos ali, sejam investigados com transparência. O Globo, Portal Metrópoles, e Brasil de Fato deram a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar