La Niña causa mais chuvas intensas na Austrália

clima extremo Austrália enchentes
William West/AFP/Getty

Mais uma vez a Austrália foi atingida em cheio pela emergência decorrente das fortes chuvas da última 6a feira (14/10), intensificadas pelo fenômeno meteorológico La Niña. Milhares de moradores dos estados de Vitória, Nova Gales do Sul e Tasmânia foram orientados a deixar suas casas devido às inundações, e agricultores ficaram isolados e tiveram a produção prejudicada, segundo o The Guardian.

O rio Maribyrnong, que banha o noroeste de Melbourne, capital de Vitória, transbordou. Muitos tiveram de ser resgatados de suas casas em meio à inundação, e o final de semana foi de limpeza e contabilização dos prejuízos. O evento extremo foi considerado devastador pelas autoridades locais. Mais detalhes foram reportados pela Associated Press, Reuters e The Guardian.

Já na Nigéria, as chuvas “colossais” da última semana deixaram cerca de 500 mortos, com pelo menos 90 mil casas debaixo d’água e 1,4 milhão de pessoas afetadas em 27 dos 36 estados do país africano, como mostrou a Reuters. N’djamena, capital do Chade, na África Central, também ficou debaixo d’água, segundo a Reuters.

Aqui no Brasil, a vazão de água devido à chuvarada atingiu novo recorde na semana passada nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná, chegando à marca de 13,7 milhões de litros por segundo. As passarelas tiveram de ser interditadas. A Folha traz os detalhes.

Chuvas intensas e inundações estão cada vez mais frequentes e intensas ao redor do mundo devido à crise climática. Pesquisadores da Northwestern University, de Illinois (EUA), mostraram o aumento da intensidade das chuvas nas últimas décadas, por meio da análise do comportamento das chuvas em 17 regiões norte-americanas em dois períodos distintos – de 1951 a 1980, e entre 1991 e 2020. “Quando chove, chove mais”, resumiu Daniel Horton, coautor do estudo publicado semana passada no Geophysical Research Letters, em entrevista ao The Independent.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.