Lula X Bolsonaro: quem desmatou mais?

desmatamento Lula Bolsonaro
Greenpeace / Marcos Amend

Quem desmatou mais? O ClimaInfo se sente na obrigação de destacar essa questão, que voltou à baila por causa do debate entre presidenciáveis neste domingo (16), com grande repercussão nas redes sociais, onde tem circulado um gráfico com os números absolutos de desmatamento da Amazônia. E esta leitura tem sido incentivada por um dos lados da disputa porque, quando consideramos apenas o total da área desmatada, de fato o governo Lula supera o atual governo.

Mas é como diz a sabedoria popular: aparências enganam.

Mais que os números absolutos, o dado mais importante que a série histórica de desmatamento da Amazônia mostra são as tendências: são elas que mostram o que efetivamente cada governante fez.

Então vamos a elas: entre 2003 e 2015, a área desmatada por ano caiu praticamente cinco vezes. Ao longo dos dois mandatos de Lula, a taxa de desmatamento caiu 67%. Já nos três primeiros anos da gestão Bolsonaro, a taxa de desmatamento subiu 73%.

Outro detalhe importante da série histórica é que ela mostra o legado que cada governante recebeu. De Fernando Henrique Cardoso, Lula recebeu um patamar de desmatamento da ordem de 21,6 mil km2 (2002). Já o atual presidente recebeu módicos 7,5 mil km2 de seu antecessor, ou seja, uma proporção três vezes menor.

Análise de dados do INPE e do MapBiomas para o Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal mostram movimento semelhante em todos eles. A BBC Brasil traz os detalhes, em matéria reproduzida pela Folha. Vale a pena também consultar este didático fio do Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, no Twitter.

 

ClimaInfo, 18 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.