“Pacote da destruição ambiental” ganha celeridade no Congresso Nacional

20 de outubro de 2022

Mesmo com a disputa pela Presidência no centro das atenções nacionais, parlamentares da bancada ruralista, do “Centrão” e aliados do governo Bolsonaro tentam aproveitar o que resta de 2022 para impor a aprovação do chamado “pacote da destruição“, um combo de projetos que afrouxam a proteção ambiental.

Rafael Garcia reportou n’O Globo a movimentação dos congressistas para acelerar a tramitação das propostas de modo a, se possível, aprová-las ainda nesta legislatura, antes da posse do novo governo e do novo Congresso.

No topo da lista de projetos antiambientais, estão os PL 1.459/2022, que facilita a liberação de agrotóxicos (“PL do Veneno”), 2.633/2020, que regulariza a ocupação ilegal de Terras Públicas (“PL da Grilagem”), e o 3.729/2004, que praticamente extingue o processo de licenciamento ambiental para obras de todos os portes.

“No final de toda legislatura, historicamente, há uma intensificação de votações. A leitura que fizemos é que isso pode ocorrer neste ano de uma forma mais forte do que a gente está acostumada a ver”, observou Suely Araújo, do Observatório do Clima (OC).

Na Câmara dos Deputados, onde a turma “boiadeira” tem mais força, a articulação em favor de projetos que modificam as regras de proteção da Mata Atlântica e a exploração comercial de madeira de pequenas propriedades não foi suficiente para garantir sua votação pela Comissão de Meio Ambiente. Esperava-se a votação destas propostas no colegiado ontem (19/10), mas a ausência dos relatores acabou impedindo a apreciação. O g1 deu mais informações.

Em tempo: O senador Jorge Kajuru (GO) apresentou uma proposta de lei que torna crime ediondo o assassinato de fiscais ambientais, ativistas do meio ambiente e representantes de Povos Indígenas. O projeto foi motivado pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, em junho passado, supostamente assassinados por pescadores que estavam contrariados com a presença deles na região. A notícia é da Agência Senado.

 

ClimaInfo, 20 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar