Países europeus se distanciam de acordo utilizado por Big Oil contra ações climáticas

24 de outubro de 2022
Big Oil contra ações climáticas
Maja Hitij/Getty Images

Um obscuro tratado internacional sobre energia tem sido alvo de críticas de governos e ativistas climáticos por prejudicar os esforços para reduzir o uso de combustíveis fósseis. Somente na última semana, França, Espanha e Países Baixos anunciaram sua pretensão de sair do Tratado da Carta de Energia (ECT, sigla em inglês), um acordo de 1991 que regula o ambiente de investimentos e comercialização transfronteiriço do setor de energia, principalmente de combustíveis fósseis. A Polônia também sugeriu sua saída do tratado.

Em todos os casos, a justificativa é a mesma: por conta do acordo, as empresas fósseis estão processando judicialmente os governos contra políticas climáticas que prejudicam seus negócios e, assim, obtendo indenizações milionárias. Mais recentemente, como informou o site POLITICO, os Países Baixos foram alvo de ação de uma empresa alemã de geração termelétrica a carvão que utilizou os termos do tratado para pedir compensação financeira pelos planos do país para eliminar gradualmente a queima do combustível na geração de energia.

No entanto, a Comissão Europeia insiste em evitar uma debandada do ECT, alegando que os termos do tratado ainda criam obrigações aos governos por duas décadas após sua saída. Desde o ano passado, a União Europeia vem defendendo uma reforma do ECT, para colocá-lo em sintonia com os objetivos do Acordo de Paris e diminuir a exposição de seus governos ao risco de processos judiciais da indústria de combustíveis fósseis.

A notícia foi destacada por Associated Press, Financial Times, Guardian e Reuters, entre outros.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar