Entorno de Lula sinaliza possível participação na COP27

Lula COP27
Ricardo Stuckert / Campanha de Lula

Faltando dois meses para a posse, a equipe do presidente eleito Lula já prepara uma série de viagens ao exterior para acelerar a retomada das pontes diplomáticas dinamitadas pelo governo Bolsonaro – e a primeira delas pode acontecer na próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP27), nas próximas semanas.

O Valor informou que o governador do Pará, Helder Barbalho, convidou Lula para integrar a comitiva das autoridades da Amazônia na COP27, que acontece a partir da próxima semana em Sharm El-Sheikh, no Egito. O consórcio de governadores amazônicos terá um pavilhão específico na Conferência, separado do estande nacional, para facilitar novas parcerias e ações internacionais. De acordo com Barbalho, o presidente eleito deseja participar, mas isso ainda não está confirmado.

Enquanto isso, Lula e seus assessores pretendem enviar ao menos alguns interlocutores do próximo governo ao Egito para participar da COP27. Segundo a deputada federal eleita Marina Silva, o presidente eleito quer “uma comissão ampla de representantes” para realizar conversas com delegações de outros países na Conferência. A notícia é da Reuters, e também foi publicada pela Folha.

 

ClimaInfo, 1º de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.