Ativistas pedem que Brasil seja candidato a sede da COP30 em 2025

4 de novembro de 2022
Brasil COP30
Danilo Verpa / Folhapress

A ida de Lula à COP27 motivou alguns ambientalistas e ativistas a defender a ideia de o Brasil sediar o encontro da ONU programado para 2025, a COP30. 

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS) encaminhou carta ao presidente eleito pedindo que o Brasil se reposicione positivamente nas negociações climáticas globais, inclusive com a organização da COP daqui a três anos.

“Nossa expectativa (proposta) é de que o vosso governo, desde já, sinalize a disposição do Brasil de sediar a COP30 em 2025, como ato político do compromisso de nossa contribuição significativa aos esforços globais para o enfrentamento da crise climática”, diz a carta apresentada a Lula e ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. “No âmbito do regime multilateral de mudança do clima, o Brasil pode e deve resgatar o papel de liderança”. Folha e Deutsche Welle repercutiram a proposta.

É importante lembrar que o Brasil deveria ter organizado a COP25 em 2019. O então ministro do meio ambiente, José Sarney Filho, foi o principal entusiasta da ideia e conseguiu convencer o presidente Michel Temer a formalizar a candidatura do país. Quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência, em janeiro de 2019, o governo retirou a proposta.  O Chile se prontificou a assumir a organização, mas os protestos de outubro daquele ano inviabilizaram o evento. Em cima da hora, a ONU conseguiu que a Espanha assumisse a realização da COP25.

Dentro da rotação geográfica adotada pela UNFCCC, depois da COP27, a Conferência do Clima de 2023 (COP28) acontecerá nos Emirados Árabes Unidos. Já a COP29, programada para 2024, deve ocorrer no leste europeu, em país ainda não definido.

Em tempo: O Brasil de Fato antecipou que o entorno de Lula espera que a primeira nomeação ministerial do novo governo aconteça na COP27. No caso, a deputada federal eleita Sonia Guajajara é a mais cotada para assumir o futuro Ministério dos Povos Originários, prometido pelo presidente eleito durante a campanha.

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar