Pequenos agricultores querem espaço na COP27 para discutir segurança alimentar

8 de novembro de 2022
COP27 pequenos agricultores
Reprodução Vídeo Globo Rural

Organizações que representam mais de 350 milhões de agricultores familiares e pequenos produtores rurais de todo o mundo publicaram ontem (7/11) uma carta aberta com um alerta sobre o risco corrido pela segurança alimentar global caso os governos não aumentarem o financiamento de adaptação para a produção em pequena escala.

Pequenos produtores são responsáveis por até 80% dos alimentos consumidos em regiões como a Ásia e a África Subsaariana, mas representaram apenas 1,7% dos fluxos de financiamento climático em 2018. 

As organizações alertam que secas extremas, inundações e ondas de calor já prejudicam as colheitas em todo o mundo. Valor e Business Standard repercutiram a carta.

Um exemplo prático da situação vivida pelos pequenos produtores de alimentos pode ser visto em São Paulo, onde a FGV mensurou o impacto do clima sobre pequenos produtores de 10 municípios do cinturão verde ao redor da capital paulista. 

Nessa microrregião, o estudo constatou uma tendência de aumento de chuvas intensas extremas, um aumento considerável de dias secos ao longo do ano e um aumento consistente das temperaturas máximas e mínimas para ambas as variáveis. Vale a pena conferir a matéria do Estadão.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar