Pequenos agricultores querem espaço na COP27 para discutir segurança alimentar

COP27 pequenos agricultores
Reprodução Vídeo Globo Rural

Organizações que representam mais de 350 milhões de agricultores familiares e pequenos produtores rurais de todo o mundo publicaram ontem (7/11) uma carta aberta com um alerta sobre o risco corrido pela segurança alimentar global caso os governos não aumentarem o financiamento de adaptação para a produção em pequena escala.

Pequenos produtores são responsáveis por até 80% dos alimentos consumidos em regiões como a Ásia e a África Subsaariana, mas representaram apenas 1,7% dos fluxos de financiamento climático em 2018. 

As organizações alertam que secas extremas, inundações e ondas de calor já prejudicam as colheitas em todo o mundo. Valor e Business Standard repercutiram a carta.

Um exemplo prático da situação vivida pelos pequenos produtores de alimentos pode ser visto em São Paulo, onde a FGV mensurou o impacto do clima sobre pequenos produtores de 10 municípios do cinturão verde ao redor da capital paulista. 

Nessa microrregião, o estudo constatou uma tendência de aumento de chuvas intensas extremas, um aumento considerável de dias secos ao longo do ano e um aumento consistente das temperaturas máximas e mínimas para ambas as variáveis. Vale a pena conferir a matéria do Estadão.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.