Degelo no Himalaia ameaça “terceiro polo” e intensifica tensões regionais

degelo Himalaia
Alex Treadway / ICIMOD / Divulgação

As geleiras das imponentes montanhas do Himalaia formam um imenso reservatório de água potável, com mais de 6 mil km3 de gelo glacial, o maior volume fora dos polos Norte e Sul.

Estas geleiras abastecem alguns dos maiores rios da Ásia, como Indo e Yangtze, e fornecem água potável para mais de ⅕ da população global. Os dados são do Atlas de Clima e Água do Himalaia, lançado pelo International Center for Integrated Mountain Development (ICIMOD) nesta semana.

Logo, não é uma surpresa que o degelo acelerado destes mantos de gelo está criando dificuldades políticas e práticas em uma das áreas mais voláteis do globo.
Além de China e Índia, que possuem as maiores populações do planeta, as geleiras do Himalaia também fornecem água para países como Afeganistão, Paquistão, Nepal, Bangladesh. Em comum, além da concentração populacional, esses países possuem tensões históricas mal-resolvidas que podem se tornar ainda piores quando a água entrar na equação geopolítica. 

Para cientistas, no entanto, a situação do gelo no Himalaia pede mais cooperação entre os países da região, e não mais tensão.

“Se você está preocupado com o aumento do nível do mar, então temos que nos preocupar com o derretimento do gelo no Terceiro Polo”, defendeu Pema Gyamtscho, diretor-geral do ICIMOD, à Bloomberg. “O que acontece nas montanhas afeta a todos os demais”.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.