Agenda de Lula na COP27 inclui reuniões bilaterais com pelo menos dez países

COP27 Lula bilaterais
Andre Penner/AP

Lula recebeu mais de dez solicitações por reuniões bilaterais durante sua passagem pela COP27, informa o g1. A lista inclui o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi, e representantes de China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, e o parlamentar britânico Alok Sharma, presidente da COP26 do ano passado.

Além dos encontros bilaterais, Lula deve conceder uma conferência à imprensa internacional, participar de eventos no pavilhão da sociedade civil – o Brazil Climate Hub – e no pavilhão dos governos da Amazônia, além de discursar para o público internacional.

No mesmo avião viajam para a COP a futura primeira-dama, Janja, o ex-chanceler Celso Amorim e Fernando Haddad. A estes se juntarão Marina Silva e Izabella Teixeira, que já estão no Egito desde a primeira semana da cúpula. Ainda segundo o g1, Celso Amorim deve assumir a Secretaria de Assuntos Internacionais, que foi ocupada por Marco Aurélio Garcia em governo anterior de Lula. E Haddad parece que aproveitará a viagem para conversar longamente com o presidente eleito sobre seu futuro no governo.

Marina Silva foi muito requisitada na primeira semana da COP, transitando entre as áreas oficiais e os pavilhões, dando entrevistas e participando de contatos bilaterais, entre eles um encontro com o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry.

Marina disse ao Estadão que o Brasil precisa voltar a liderar a questão climática pelo exemplo e relembrou que “o presidente Lula, em seu discurso de vitória, disse que a questão climática, o desmatamento zero e demarcar terras dos Povos Indígenas são prioridades. Atingir um ciclo de prosperidade social conectado com os compromissos do acordo de Paris é a orientação do seu governo.”

Questionada pela jornalista Daniela Chiaretti, do Valor, sobre qual será a grande mensagem do presidente eleito Lula aqui na COP27, Marina Silva disse que “a grande mensagem é que o Brasil está de volta ao protagonismo no multilateralismo ambiental climático. Essa é a expectativa que está posta e o que ele [Lula] falou no seu discurso: do enfrentamento da mudança climática, do combate ao desmatamento para chegar ao desmatamento zero, e de tudo isso junto ao enfrentamento das desigualdades sociais. A grande mensagem que vai vir é o tripé da prosperidade econômica com justiça social e proteção ambiental. E que a política climática estará no mais alto nível das prioridades do governo.”

Em tempo 1: Lula deve receber na COP27 um documento da Concertação pela Amazônia com 14 propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Já comentamos este documento aqui.

Em tempo 2: A líder jovem indígena Txai Suruí denunciou na COP27 a presença na delegação brasileira oficial das primeiras-damas do Amazonas, de Pará e Mato Grosso, da assessora da primeira-dama do Amazonas, duas esposas de dois assessores especiais do gabinete do governo do Mato Grosso, além de CEOs, representantes da JBS, de outras empresas e até de policiais militares.

Em tempo 3: Brasil, Indonésia e Congo devem anunciar nesta semana a formação de uma aliança para a proteção de florestas tropicais. Saiba mais neste texto de Bruno Hisamoto, articulista do ClimaInfo.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.