Alckmin cobra governo Bolsonaro por dados do INPE sobre desmatamento 

desmatamento out 2022 PRODES
Reprodução TV Globo

O coordenador da transição política em Brasília, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, afirmou nesta 2ª feira (14/11) que pedirá à equipe do governo de Jair Bolsonaro para encaminhar todos os dados relativos ao monitoramento do desmatamento da Amazônia pelo INPE. A requisição acontece após a imprensa revelar que o Palácio do Planalto já teria os números do sistema PRODES para o desmatamento amazônico no último ciclo anual, de agosto de 2021 a julho de 2022, mas que o governo estaria aguardando o final da COP27 para divulgá-los publicamente.

Alckmin ressaltou que essas informações são importantes para a transição, já que ajudará na definição das primeiras medidas do próximo governo para reduzir o desmatamento na Amazônia. “Haverá um esforço muito grande para o Brasil ser o líder, o grande protagonista da questão das mudanças climáticas, por isso estamos fazendo esse requerimento, pedindo informações para o governo federal e para o INPE em relação ao PRODES”.

Outro foco da transição é a recomposição orçamentária do Ministério do Meio Ambiente. O ex-ministro Aloizio Mercadante confirmou que os governos de Alemanha e Noruega estão dispostos a ajudar com a liberação rápida dos recursos do Fundo Amazônia, que tem hoje cerca de R$ 3 bilhões congelados. Além disso, a equipe do presidente eleito Lula também quer incluir recursos específicos para o meio ambiente na chamada “PEC da Transição”, que está sendo discutida no Congresso Nacional.

Estadão, Folha, g1, Metrópoles, Poder360, UOL e Valor, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 16 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.