“Clima será prioridade no próximo governo”, promete Lula na COP27

16 de novembro de 2022
Lula discurso COP27
Ricardo Stuckert

Depois de quatro anos de abandono político, o Brasil se faz presente na Conferência da ONU sobre o Clima. Embora Lula ainda não tenha assumido seu novo mandato, ele teve recepção de gala na COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito. Acompanhado pelo presidente do encontro, o ministro egípcio do exterior Sameh Shoukry, o presidente-eleito do Brasil fez ontem (16/11) seu 1º discurso no exterior após a vitória no 2º turno.

“O Brasil voltou”, celebrou Lula e parte do público durante seu discurso, em uma sala abarrotada de pessoas próxima à zona de imprensa da COP27. “Quero dizer que o Brasil está de volta. Está de volta para reatar os laços com o mundo e ajudar novamente a combater a fome no mundo”. Na avaliação da jornalista Giovana Girardi, no Headline, voltou maior – em sua análise, com ele, o Brasil cresceu de importância no tabuleiro internacional.

Lula ressaltou sua disposição em retomar os compromissos internacionais do Brasil no combate à pobreza e à crise climática, deixados de lado pela atual administração. No plano doméstico, ele prometeu que a questão climática “terá o mais alto perfil na estrutura” do próximo governo e reafirmou o interesse em realizar a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), programada para o final de 2025, em um estado da região amazônica.
Lula assinalou que o próximo governo buscará o fim do desmatamento em todos os biomas, não apenas na Amazônia. “Estejam certos de que a agenda climática será uma das nossas prioridades”, disse.

Já no plano externo, o presidente-eleito cobrou os países desenvolvidos pela promessa feita por eles em 2009, na Conferência de Copenhague (COP15), quando se comprometeram a destinar pelo menos US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático a partir de 2020 – o que ainda não aconteceu. Lula também defendeu a demanda dos países mais pobres e vulneráveis por compensação por perdas e danos decorrentes de eventos climáticos extremos, um dos pontos mais discutidos desta COP27.

CNN Brasil, Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo, UOL e Valor, entre outros, destacaram o discurso de Lula na COP27. No exterior, Financial Times e Reuters também repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.



Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar