“Clima será prioridade no próximo governo”, promete Lula na COP27

Lula discurso COP27
Ricardo Stuckert

Depois de quatro anos de abandono político, o Brasil se faz presente na Conferência da ONU sobre o Clima. Embora Lula ainda não tenha assumido seu novo mandato, ele teve recepção de gala na COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito. Acompanhado pelo presidente do encontro, o ministro egípcio do exterior Sameh Shoukry, o presidente-eleito do Brasil fez ontem (16/11) seu 1º discurso no exterior após a vitória no 2º turno.

“O Brasil voltou”, celebrou Lula e parte do público durante seu discurso, em uma sala abarrotada de pessoas próxima à zona de imprensa da COP27. “Quero dizer que o Brasil está de volta. Está de volta para reatar os laços com o mundo e ajudar novamente a combater a fome no mundo”. Na avaliação da jornalista Giovana Girardi, no Headline, voltou maior – em sua análise, com ele, o Brasil cresceu de importância no tabuleiro internacional.

Lula ressaltou sua disposição em retomar os compromissos internacionais do Brasil no combate à pobreza e à crise climática, deixados de lado pela atual administração. No plano doméstico, ele prometeu que a questão climática “terá o mais alto perfil na estrutura” do próximo governo e reafirmou o interesse em realizar a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), programada para o final de 2025, em um estado da região amazônica.
Lula assinalou que o próximo governo buscará o fim do desmatamento em todos os biomas, não apenas na Amazônia. “Estejam certos de que a agenda climática será uma das nossas prioridades”, disse.

Já no plano externo, o presidente-eleito cobrou os países desenvolvidos pela promessa feita por eles em 2009, na Conferência de Copenhague (COP15), quando se comprometeram a destinar pelo menos US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático a partir de 2020 – o que ainda não aconteceu. Lula também defendeu a demanda dos países mais pobres e vulneráveis por compensação por perdas e danos decorrentes de eventos climáticos extremos, um dos pontos mais discutidos desta COP27.

CNN Brasil, Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo, UOL e Valor, entre outros, destacaram o discurso de Lula na COP27. No exterior, Financial Times e Reuters também repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.