Deputados assumem a regulação do setor elétrico para onerar consumidores e privilegiar investidores

16 de novembro de 2022
conta de luz
Gabriel Cabral/Folhapress

Em apenas dois dias da semana passada, a Câmara aprovou um projeto de lei anulando duas resoluções da ANEEL que trariam um alívio às contas dos consumidores do Nordeste e do Norte. A ANEEL estima que haveria uma redução na conta da ordem de mais de R$ 1,2 bilhão. A mudança no cálculo da tarifa de transmissão vinha sendo gestada há tempos e dizia, simplesmente, que quem mora perto da geração e usa menos a rede de transmissão deveria pagar menos.

Há 20 anos atrás, o Nordeste era um importador líquido de eletricidade e boa parte do Norte estava isolada da rede nacional. De lá para cá, as grandes usinas de Belo Monte e as do Madeira, junto com a interligação de Manaus, fizeram o Norte ser um exportador líquido. Assim, seus consumidores pagariam uma tarifa de transmissão menor. Neste período, a geração eólica explodiu no Nordeste, que também passou a ser um exportador líquido.

O Canal Energia conta que “a proposta da Câmara foi criticada pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE) e pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia” – o que deve ser sério porque, pela metodologia da ANEEL, a conta no Sudeste aumentaria um pouco.

Ambos do Nordeste, o autor e o relator do PL que anula as resoluções da ANEEL argumentam que a eletricidade exportada para o Sudeste ficará mais cara e, portanto, menos competitiva. Privilegiam, assim, investidores em detrimento dos consumidores.

Um ponto chama a atenção no texto do Relator que diz que “ao alterar a sistemática de expansão da geração de energia elétrica do país […] a ANEEL acabou por extrapolar suas prerrogativas e afrontar os princípios da Constituição Federal.” Mas a tal “sistemática” é exatamente a função dos reguladores. Quando deputados entram numa seara extremamente técnica, geram “jabutis” e PLs que oneram a conta de todos nós.

O pessoal do Metrópole colocou mais pimenta ao dizer que “o projeto (de lei) está sendo chamado de uma punição à população nordestina pela derrota imposta a Jair Bolsonaro”.

 

ClimaInfo, 17 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar