Indígenas querem ação do novo governo para reverter desmonte promovido por Bolsonaro

22 de novembro de 2022
Indígenas participação governo Lula
VICTOR MORIYAMA/ISA

O Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI) divulgou nesta 3ª feira (22/11) um relatório com propostas para a reestruturação da política indigenista brasileira no próximo governo, especialmente aquela relacionada aos nativos não-contatados. O documento, encaminhado à equipe de transição encabeçada pelo vice-presidente-eleito Geraldo Alckmin, ressalta como o atual governo menosprezou a questão indígena e colocou em risco a sobrevivência de diferentes grupos indígenas isolados.

O relatório elenca seis tipos de vulnerabilidade (epidemiológica, demográfica, territorial, política, sociocultural e jurídica) que colocam em risco os Povos Indígenas isolados e de recente contato. A partir delas, a OPI sugere algumas medidas, como avançar no reconhecimento da presença dos Povos Indígenas isolados e de seus direitos territoriais, seguir o ordenamento jurídico no que diz respeito à consulta e ao consentimento, além de ações de segurança sanitária e participação indígena dentro da FUNAI.

O Globo deu mais detalhes sobre as propostas, além de destacar a contrariedade de alguns líderes indígenas com a ausência de representantes e especialistas sobre grupos isolados e de recente contato no grupo de trabalho que estrutura o futuro Ministério dos Povos Originários. “Eu convido o presidente Lula a visitar o Vale do Javari, uma vez que, com tudo o que aconteceu, nenhuma autoridade, além das forças policiais, esteve lá”, disse Beto Marubo, líder indígena do Javari e amigo do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho passado junto com o jornalista Dom Phillips. “Espero que o próximo governo atue fortemente a partir de já. Temos vidas de indígenas em perigo hoje”. 

Também n’O Globo, o advogado Eliésio Marubo, procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), ressaltou a situação de insegurança que ainda assola a região quase seis meses após os crimes. “Somos 26 Povos Originários – 19 isolados, e dois de recente contato – vivendo na Terra Indígena Vale do Javari, a segunda em extensão do Brasil, com 8,5 milhões de hectares. Aguardamos a definição do presidente-eleito em relação às competências do futuro Ministério dos Povos Originários, para que possamos exercer plenamente o direito de viver nas terras dos nossos ancestrais, como prevê a Constituição”.
Ao Sumaúma, o líder político Davi Kopenawa relata o drama dos Yanomami frente ao atual cenário de violência e destruição de seu território pelos garimpeiros, e pede que Lula adote medidas para expulsá-los assim que assumir a presidência.

Em tempo: No último domingo (20/11), o documentário “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, ganhou o prêmio de melhor filme do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A obra registrou uma expedição humanitária na Amazônia em busca da etnia isolada dos Korubos, liderada pelo indigenista Bruno Pereira. O filme também ganhou nas categorias de melhor fotografia, melhor edição de som e melhor montagem. A Mídia Ninja deu mais informações.

 

ClimaInfo, 23 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar