Catar, entre a miragem da Copa e a realidade da crise climática

24 de novembro de 2022
Catar Copa crise climática
Xinhua News Agency/picture alliance

Final de novembro. Tempo de árvores de Natal, provas finais na escola, amigo-secreto do escritório, planejamento de férias de fim-de-ano, e Copa do Mundo. Sim, 2022 não podia terminar sem sua última esquisitice: a maior competição de futebol do mundo está acontecendo agora, ao invés de junho e julho, quando é tradicionalmente disputada.

O motivo para isso é o clima do país-sede. Em junho, começo do verão no desértico Catar, as temperaturas médias são muito quentes em comparação com outras partes do mundo. Por isso, a FIFA optou por realizar a competição no final do ano, na véspera do inverno, quando os termômetros são (um pouco) mais amenos.

Essa é apenas uma das polêmicas que envolvem a realização da Copa do Mundo no Catar. O clima também toca outra polêmica da competição: a de que ela seria a primeira Copa “neutra em carbono”, com suas emissões compensadas pelo país-sede.

A Deutsche Welle abordou como esse argumento é frágil: noves fora o impacto da construção dos estádios e das viagens aéreas dos turistas estrangeiros ao país, alguns luxos (como o ar-condicionado instalado em todos os estádios e até mesmo ao ar livre em algumas ruas e praças) facilmente colocam em xeque essa afirmação.

Ao mesmo tempo, o NY Times trouxe uma visão quase distópica para a experiência da Copa no Catar. As adaptações tecnológicas aplicadas pelos anfitriões antecipam algo que deverá ser comum aos organizadores de competições esportivas no futuro: pensar nos reflexos do clima mais quente e seco sobre o desempenho dos atletas e o bem-estar do público nas arquibancadas e até mesmo fora delas. Ou seja, o ar-condicionado massivo instalado nos estádios nos parece um absurdo agora; mas, no futuro, a coisa pode ser diferente.

 

ClimaInfo, 25 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar