Bolsonaristas tocam terror no Mato Grosso, celeiro do agronegócio

27 de novembro de 2022
terrorismo bolsonarista Mato Grosso
Reprodução redes sociais

Enquanto as manifestações golpistas perdem força em todo o Brasil, o Mato Grosso continua sendo palco para uma escalada terrorista desses grupos, que contestam os resultados da eleição presidencial e defendem um golpe. O Estadão destacou a situação da BR-163, uma das principais vias de escoamento da produção de soja no Centro-Oeste brasileiro.

Na semana passada, um grupo armado realizou diversos ataques na rodovia, destruindo um posto de pedágio e incendiando um guincho e uma ambulância em Lucas do Rio Verde. Em outra ação, os golpistas impediram a passagem de uma família que levava uma criança para fazer uma cirurgia urgente nos olhos no município de Sorriso.

Os bloqueios na BR-163 ainda não causam problemas para o agronegócio. Isso porque os produtores estão na entressafra, quando eles já estão com os insumos em mãos e plantaram a soja e o milho da próxima safra. A coisa pode mudar de figura se a baderna seguir até janeiro, quando começa o escoamento da produção.

A Polícia Rodoviária Federal – a mesma que se fingiu de morta quando os protestos golpistas começaram logo após o 2º turno – informou que o prejuízo poderia ser ainda pior. Isso porque, de acordo com o g1, os criminosos tentaram derrubar uma ponte na BR-158, em Bom Jesus do Araguaia, onde os agentes encontraram uma série de cortes suspeitos na estrutura, e explodir um trecho da BR-174 em Sapezal, com dinamites enterradas em furos na via. 

Na semana passada, o governo do Mato Grosso defendeu uma resposta mais dura das forças policiais contra grupos violentos. “A manifestação pacífica, ordeira, a gente respeita. Partiu para a baderna, a gente vai pra cima com as nossas forças de segurança”, afirmou o vice-governador Otaviano Pivetta, governador em exercício do estado. O Metrópoles destacou a fala de Pivetta e as críticas contra a reação lenta das autoridades estaduais à escalada golpista no MT.

Já no Pará, uma ação bolsonarista na BR-163 resultou em uma troca de tiros entre criminosos e agentes da PRF na região de Novo Progresso. A Folha destacou a avaliação do Ministério Público Federal, que acusou o grupo de cometer dez crimes, como tentativa de homicídio qualificado. “Os policiais foram atacados por pedradas e disparos de rojões e as viaturas da corporação foram atingidas por disparos de armas de fogo, o que impossibilitou o cumprimento da ordem judicial de desobstrução da estrada”, disse o MPF. Até a última 5ª feira (24/11), seis investigados tinham sido detidos pela Polícia Federal e encaminhados a Santarém.

 

ClimaInfo, 28 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar