Fortes chuvas causam deslizamento de terra no Paraná

30 de novembro de 2022
Paraná deslizamento terra
Sesp

O mês de novembro fechou com a ocorrência de fortes chuvas em uma vasta área do Brasil, que vai desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo. 

Um dos pontos mais críticos é o Paraná, onde a chuva intensa causou um deslizamento de terra na altura do km 669 da BR-376, em Guaratuba, na noite de 2ª feira (28/11). De acordo com o Corpo de Bombeiros paranaense, pelo menos 15 automóveis e seis caminhões foram arrastados e duas pessoas morreram.

A chuva interrompeu os esforços de resgate na madrugada de 3ª feira (29/11), mas foram retomadas no mesmo dia. Por conta do grande volume de terra que tomou conta da pista, a Defesa Civil não sabe detalhar quantos veículos foram afetados nem quantas pessoas seguem desaparecidas.

A intensidade da chuva chama a atenção: o volume acumulado de precipitação nas proximidades do principal ponto de bloqueio foi de 247 milímetros apenas na 2a feira. CNN Brasil, Estadão, Folha e g1, entre outros, deram mais informações sobre o desastre no Paraná.

Já no Espírito Santo, mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas em virtude de inundações e deslizamentos de terra causados pela chuva, a maior parte no município de Pavão. A chuva também causou bloqueios na BR-101, principal rodovia do Estado, por erosão da pista entre as cidades de Aracruz e Linhares. A notícia é do Estadão.

A chuva também causou danos no litoral de São Paulo. Segundo o g1, a região do Morro de Santa Maria, em Santos, registrou um deslizamento de terra, felizmente sem vítimas. O total acumulado de precipitação desde o domingo no município é de 94,4 mm, cerca de 1/3 do que costuma chover durante todo o mês de novembro.

Em tempo: O Google e o Serviço Geológico do Brasil anunciaram uma nova parceria para ajudar na prevenção de inundações de rios por meio inteligência artificial. O serviço utilizará dados referentes à meteorologia, nível de água dos rios e imagens de satélite para emitir alertas às autoridades e às comunidades potencialmente afetadas. As informações serão gratuitamente disponibilizadas por meio da plataforma FloodHub, do Google Maps. O Estadão deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar