Fundo Amazônia: próximo governo negocia adesão de novos doadores

Fundo Amazônia governo Lula
REUTERS/Adriano Machado

A retomada do Fundo Amazônia está ganhando força. Além do descongelamento de recursos pelos doadores atuais, Alemanha e Noruega, a equipe do presidente-eleito Lula está negociando a adesão do Reino Unido ao mecanismo financeiro. Segundo a Reuters, outros doadores potenciais, como Canadá, França e Suíça, também estão sendo abordados por representantes do próximo governo. A Folha também deu a notícia.

Paralisado há quase quatro anos, o Fundo Amazônia foi um dos principais instrumentos de apoio a projetos de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira na última década. No entanto, desentendimentos entre os países doadores e o governo Bolsonaro sobre a aplicação dos recursos acabaram resultando no congelamento do Fundo em 2019. Desde então, cerca de R$ 3 bilhões seguem sem aplicação.

A retomada do Fundo Amazônia foi colocada como uma das prioridades políticas na área ambiental do governo Lula desde a campanha. Nesse sentido, durante a Conferência do Clima de Sharm el-Sheikh (COP27), o presidente-eleito participou de conversas com representantes de governos estrangeiros para aumentar a fonte de recursos.

Enquanto busca mais recursos para a proteção ambiental na Amazônia, Lula também discute nomes para a composição do próximo governo. Cotada para assumir uma posição de destaque, a ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva se colocou à disposição do presidente-eleito, mas sugeriu não ter o perfil adequado para ocupar a futura autoridade nacional climática.

“A autoridade para risco climático é semelhante à autoridade nuclear ou às autoridades monetárias. É uma função técnica e tudo que a gente não precisa é que isso tenha algum tipo de viés político. Eu sei que eu entendo muita coisa de meio ambiente, mas eu não tenho um perfil técnico”, disse Marina em entrevista ao podcast 2+1, da CBN e O Globo. ((o)) eco repercutiu essa fala.

Em tempo: Ainda sobre a composição do novo governo, O Globo destacou o incômodo de grupos indigenistas com um dos cotados para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Carlos Fávaro (MT). Um dos poucos aliados políticos de Lula no agronegócio, Fávaro foi criticado por ter se reunido com o presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, e indígenas simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro na semana passada. De acordo com o senador, a conversa teria abordado o plantio de soja na Terra Pareci, no Mato Grosso.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.