ONU sugere Grande Barreira de Corais na lista do Patrimônio Mundial sob ameaça

30 de novembro de 2022
Grande Barreira de Corais
Jumbo Aerial Photography / Great Barrier Reef Marine Park Authority via AP

Uma análise de especialistas da UNESCO e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) concluiu que a Grande Barreira de Corais, no litoral nordeste da Austrália, deve ser colocada na lista de Patrimônios Mundiais em Perigo. De acordo com eles, os efeitos da mudança do clima sobre o ecossistema, em especial a elevação da temperatura oceânica e do grau de acidez da água, ameaçam a sua sobrevivência.

O relatório é fruto de uma visita técnica conduzida em março, depois que o governo da Austrália contestou uma análise anterior que apontava para o mesmo risco. O documento reconhece os esforços das autoridades australianas para manter a Grande Barreira, mas ressalta que “o [excepcional valor universal] do Patrimônio é significativamente afetado por fatores de mudança climática”, o que exige medidas adicionais – como um claro compromisso do governo do país em limitar o aquecimento global a 1,5oC neste século em relação aos níveis pré-industriais. 

Entre os efeitos do aquecimento assinalado no relatório, os especialistas citam em especial o aumento da temperatura da água na região da Grande Barreira, o que tem causado repetidos episódios de branqueamento dos corais. “A resiliência do Patrimônio para se recuperar dos impactos das mudanças climáticas está substancialmente comprometida, em particular – mas não exclusivamente – devido à degradação da qualidade da água”.

A conclusão dos cientistas, no entanto, não mudou a oposição do governo australiano à inclusão da Grande Barreira na lista do Patrimônio Mundial sob ameaça. “Ninguém está mais determinado a protegê-la do que o governo australiano. Vamos deixar claro para a UNESCO que não há necessidade de destacar a Grande Barreira desta maneira”, afirmou a ministra do meio ambiente da Austrália, Tanya Plibersek.

Associated Press, Bloomberg, Guardian, NY Times, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar