ONU sugere Grande Barreira de Corais na lista do Patrimônio Mundial sob ameaça

Grande Barreira de Corais
Jumbo Aerial Photography / Great Barrier Reef Marine Park Authority via AP

Uma análise de especialistas da UNESCO e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) concluiu que a Grande Barreira de Corais, no litoral nordeste da Austrália, deve ser colocada na lista de Patrimônios Mundiais em Perigo. De acordo com eles, os efeitos da mudança do clima sobre o ecossistema, em especial a elevação da temperatura oceânica e do grau de acidez da água, ameaçam a sua sobrevivência.

O relatório é fruto de uma visita técnica conduzida em março, depois que o governo da Austrália contestou uma análise anterior que apontava para o mesmo risco. O documento reconhece os esforços das autoridades australianas para manter a Grande Barreira, mas ressalta que “o [excepcional valor universal] do Patrimônio é significativamente afetado por fatores de mudança climática”, o que exige medidas adicionais – como um claro compromisso do governo do país em limitar o aquecimento global a 1,5oC neste século em relação aos níveis pré-industriais. 

Entre os efeitos do aquecimento assinalado no relatório, os especialistas citam em especial o aumento da temperatura da água na região da Grande Barreira, o que tem causado repetidos episódios de branqueamento dos corais. “A resiliência do Patrimônio para se recuperar dos impactos das mudanças climáticas está substancialmente comprometida, em particular – mas não exclusivamente – devido à degradação da qualidade da água”.

A conclusão dos cientistas, no entanto, não mudou a oposição do governo australiano à inclusão da Grande Barreira na lista do Patrimônio Mundial sob ameaça. “Ninguém está mais determinado a protegê-la do que o governo australiano. Vamos deixar claro para a UNESCO que não há necessidade de destacar a Grande Barreira desta maneira”, afirmou a ministra do meio ambiente da Austrália, Tanya Plibersek.

Associated Press, Bloomberg, Guardian, NY Times, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.