Clima extremo: bombeiros buscam desaparecidos no Paraná e chuvas se intensificam no Nordeste

clima extremo deslizamentos Paraná
Adryel Pabst/Prefeitura de Guaruva

As fortes chuvas que atingem boa parte do Brasil desde o último final de semana seguem causando problemas. No Paraná, onde um grande deslizamento de terra engoliu parte da BR-376, na altura de Guaratuba, o Corpo de Bombeiros confirmou que pelo menos 30 pessoas seguiam desaparecidas nesta 4a feira (30/11). Pelo menos duas pessoas morreram em virtude do deslizamento. O Estadão deu mais detalhes.

No Nordeste, a situação é mais crítica. Na Bahia, mais de 3,5 mil pessoas estão desalojadas por conta de enchentes causadas pelas chuvas. Ao menos 21 municípios foram afetados pelas chuvas, com quatro em situação de emergência – Prado, Baixa Grande, Itabuna e Santa Cruz Cabrália.

Em Sergipe, o desmoronamento de um trecho da rodovia SE-290, entre os municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto, resultou na morte de um motorista. Estadão, Folha e g1 repercutiram o impacto das chuvas na região.

O g1 informou que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê acumulados de chuva significativos em boa parte do Brasil até a próxima 2ª feira (5/12), com alertas de perigo de chuva intensa em cinco estados (Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina) e de chuva moderada, mas com potencial de dano, em 18 estados.

Com as chuvas intensas, repete-se também o roteiro de desastres. Na CNN Brasil, o professor de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maurício Ehrlich lembrou que o país segue exposto aos riscos climáticos, com suas infraestruturas e cidades despreparadas para os eventos extremos que ganham força e frequência com a mudança do clima.

 

ClimaInfo, 1º de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.