Clima extremo: RJ e SC sofrem com chuvas intensas

clima extremo Rio de Janeiro
Manoel Germano/Divulgação

“A pior tragédia natural da história” de Carepebus. É assim que o prefeito do município do norte do Rio de Janeiro classificou as fortes chuvas que atingiram a região na noite da última 4ª feira (30/11). Pelo menos três pessoas morreram, com diversos pontos de inundação e deslizamento de terra em diversos municípios da região, como Macaé e Conceição do Macabu.

O cenário pode ser ainda pior, já que as chuvas deverão continuar no norte fluminense até o final de semana. “Infelizmente, a previsão de chuva é até a data de domingo, então nós estamos correndo contra o tempo para tomar as ações necessárias”, disse o prefeito Bernard Tavares, citado por O Globo. A Folha também noticiou.

As chuvas causaram problemas também na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. Segundo a MetSul, o volume acumulado de chuva desde o começo da semana chegou a 645 milímetros em Santo Amaro da Imperatriz, uma das cidades mais afetadas. No município, moradores foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros após ficarem ilhados no telhado de suas casas. Nem mesmo os bois escaparam da correnteza em São João Batista.

Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto decretou situação de emergência. As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas até o final da semana, já que a previsão para os próximos dias é de mais chuvas. Mais de 45 mil imóveis seguiam sem energia elétrica no final da tarde de ontem.

Enquanto isso, os esforços de resgate seguem no trecho da BR-376 em Guaratuba (PR) que foi soterrado por um grande deslizamento de terra na última 3ª feira (29/11). Por ora, apenas duas mortes foram confirmadas, mas pelo menos 30 pessoas estariam soterradas. De acordo com o g1, foram retirados cerca de 7 mil metros cúbicos de terra, o que permitiu aos bombeiros chegarem aos primeiros carros sob a lama. No entanto, como destacou o Estadão, não foi encontrado nenhum sobrevivente ou vítima.
Com as buscas ainda em ação, a Polícia Rodoviária Federal e a Arteris Litoral Sul começaram a trocar acusações por conta da responsabilidade pelo desastre. Enquanto a PRF alega que a concessionária deveria ter interditado a BR-376 logo após um primeiro deslizamento, de menor porte, ter bloqueado parte da estrada, a empresa contesta essa responsabilidade e afirma que ainda é cedo para avaliar as causas do ocorrido. Folha e O Globo repercutiram esse bate-cabeça.

Já em Sergipe, os bombeiros confirmaram a segunda morte decorrente do desmoronamento de parte da rodovia SE-290, entre os municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto. O trecho desabou na última 4ª feira, depois do estado ser atingido pelas chuvas. A Folha noticiou também outros pontos de bloqueio parcial ou total de estradas em decorrência das chuvas na Bahia, no Espírito Santo e em Minas Gerais.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.