Autoridade climática gera tensão dentro da transição de governo

4 de dezembro de 2022
governo Lula transição clima
YOUTUBE / REPRODUÇÃO

Uma das promessas do presidente-eleito Lula, a criação de uma autoridade climática nacional, está causando divergências dentro do grupo que discute a transição de governo em Brasília. Segundo informou o Estadão, a proposta inicial previa um status de ministério para a autoridade, estruturada junto à Casa Civil da Presidência, com a missão de fazer uma “gestão transversal” do tema com os demais ministérios.

No entanto, a maioria do grupo técnico que discute o tema na equipe de transição defende uma proposta alternativa, na qual a autoridade climática ficaria sob o Ministério do Meio Ambiente, perdendo assim o status ministerial. Esta ideia ainda não está totalmente madura, já que alguns temem que, nesse recorte institucional, a autoridade perca relevância política dentro do governo federal.

Enquanto isso, O Globo abordou a movimentação de parlamentares ligados à transição de governo para suspender as normas editadas pela gestão Bolsonaro que podem facilitar a prescrição de multas ambientais. “Trata-se de desmoralização e deslegitimação absoluta e completa das ferramentas de fiscalização e punição administrativa ambiental, representando imenso risco de aumento do estado de ilegalidade percebido nas matérias referentes à proteção do meio ambiente nos últimos anos”, argumentaram os autores da ação apresentada à Justiça Federal.

Ainda sobre a transição, a CBN destacou as tensões entre os grupos de trabalho de meio ambiente e de agricultura. Enquanto o primeiro quer revogar portarias que facilitaram a liberação de agrotóxicos no atual governo, o segundo pretende acelerar a liberação de pesticidas e a flexibilização do licenciamento ambiental.

Em tempo: O grupo de trabalho que discute a política indigenista do próximo governo foi surpreendido na última 6ª feira (2/12) com a sugestão – feita pelo próprio presidente-eleito Lula – de criar uma secretaria especial ligada à Presidência, com status ministerial, ao invés de um ministério propriamente dito. Segundo a Folha, o grupo segue defendendo a criação de uma pasta para assuntos indígenas, absorvendo a FUNAI (hoje no Ministério da Justiça) e com secretarias para apoiar a demarcação de Terras Indígenas, a proteção ambiental das áreas já existentes, entre outros focos. ((o)) eco também repercutiu a notícia.

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar