Depois de um novembro frio, dezembro começa com fortes chuvas pelo Brasil

chuvas Brasil mudanças climáticas
Reprodução/Redes Sociais

O mês de novembro ficou marcado por episódios meteorológicos fora do padrão para o período. Depois de começar com uma onda incomum de frio, que puxou as temperaturas para mínimas dignas de inverno, o mês fechou com diversos pontos de chuva forte, antecipando a temporada de chuvas fortes de verão.

De acordo com o Climatempo, repercutido pela BBC Brasil, a expectativa é de que dezembro siga com chuvas acima da média na maior parte do país, o que aumenta o risco de ocorrências como inundações e deslizamentos de terra como as que aconteceram na última semana em partes do Sul, Sudeste e Nordeste.

A Agência Brasil, o Metrópoles e O Globo noticiaram o impacto das chuvas no Espírito Santo e na Bahia. Até ontem (4/12), mais de 12 mil pessoas tinham sido desalojadas nos dois estados, com o total de atingidos superando os 65 mil. No ES, os municípios mais afetados foram Colatina, Santa Leopoldina e Fundão; já na BA, 16 municípios estão em situação de emergência, entre eles Itabuna, Santa Cruz de Cabrália e Itambé.

No Paraná, o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por desaparecidos no deslizamento de terra que enterrou um trecho da BR-376 na altura de Guaratuba. Duas mortes foram confirmadas, e 12 pessoas foram resgatadas. De acordo com o g1, a Polícia Civil paranaense abriu um inquérito para apurar eventuais responsabilidades da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária Arteris Litoral Sul sobre o incidente.

O MetSul prevê para a próxima semana chuvas em diversos pontos do Brasil, ainda que em volume abaixo do registrado na última semana. São previstos volumes mais altos em locais do Norte (Amazonas e Rondônia), do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás) e do Sudeste (São Paulo e Espírito Santo).

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.