Chuvas causam problemas em oito estados brasileiros

Brasil chuvas extremas
Reprodução/TV Gazeta

Uma vasta área do território brasileiro, que vai desde o sul da Bahia até o litoral do Espírito Santo, segue sofrendo com os efeitos das fortes chuvas dos últimos dias.

De acordo com a CNN Brasil, a partir de um levantamento com as Defesas Civis, oito estados registram ocorrências associadas às chuvas, como inundações, deslizamento de terras e obstrução de vias. No total, 178 municípios foram impactados, deixando mais de 17 mil pessoas desalojadas e 2,8 mil desabrigados, além de pelo menos 15 mortes confirmadas.

Em Santa Catarina, a situação segue preocupante depois de uma semana de chuvas frequentes. De acordo com O Globo, a área mais afetada no estado é o Vale do Itajaí, em especial o município de Benedito Novo, onde a prefeitura decretou estado de calamidade por conta das inundações.

A região metropolitana de Florianópolis, a mais afetada nas chuvas da semana passada, também segue registrando pontos de alagamento e deslizamento de terra. Algumas rodovias catarinenses (como as BR-101, BR-282 e BR-280) seguem obstruídas, com trechos desmoronados ou com bloqueios decorrentes de deslizamentos de terra, informou o Metrópoles.

O cenário também é preocupante no Espírito Santo. Segundo informou a Folha, sete municípios capixabas estavam sob risco de deslizamento de encostas. Em Colatina, no noroeste do estado, houve o rompimento parcial de uma barragem de água, com parte da população sendo aconselhada a deixar suas residências no último domingo. A Defesa Civil informou que havia alto risco de deslizamento nos municípios de Cariacica, Fundão, Viana, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.