Bruno Pereira e Dom Phillips são homenageados pela Câmara

Bruno e Dom homenageados
@crisvector/Reprodução

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em junho passado no Vale do Javari (AM), foram homenageados ontem (7/12) na Câmara dos Depurados.

Os dois receberam postumamente a Medalha de Mérito Legislativo, entregue a pessoas ou entidades que prestaram serviços relevantes ao Brasil ou ao Poder Legislativo.

As indicações foram feitas, respectivamente, pelos deputados Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, recebeu a medalha por seu companheiro, enquanto Clarisse Jabur recebeu a honraria em nome do amigo Bruno Pereira. CartaCapital, Correio Braziliense, g1, O Globo e VEJA repercutiram a homenagem. 

Os dois foram assassinados em junho passado enquanto viajavam na região do Vale do Javari. De acordo com as investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil do Amazonas, eles teriam sido alvo de represálias de pescadores que atuam ilegalmente dentro do território indígena.

Quatro pessoas foram presas sob acusação de envolvimento direto no crime; dessas, duas seguem detidas. No mês passado, a Justiça Federal no Amazonas concedeu liberdade provisória a Rubens Villar Coelho, vulgo Colômbia, suspeito de ser o mandante dos assassinatos.

Outro suspeito liberado é Laurimar Lopes Alves, que recebeu liberdade provisória nesta 3ª feira (6/12). Ele é acusado de ter ajudado na ocultação dos corpos de Bruno e Dom. De acordo com o juiz federal Fabiano Verli, Alves terá que pagar fiança de R$ 2 mil, entregar seu passaporte à Justiça e cumprir prisão domiciliar. O Globo e UOL deram mais informações.

Em tempo: O grupo de trabalho indígena que atua na transição de governo deve apresentar ao presidente-eleito uma “lista tríplice” com nomes de possíveis ministros para a futura pasta prometida aos Povos Indígenas. A informação foi confirmada ao Estadão pela deputada federal eleita Sônia Guajajara, que é um dos três nomes indicados; além dela, estão na relação a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) e o vereador Weibe Tapeba (do PT de Caucaia/CE). O grupo deve formalizar também a sugestão de um nome para a nova pasta, Ministério dos Povos Indígenas.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.