Estudo: árvores antigas são mais resistentes às secas do que as mais jovens

árvores antigas
Pixabay

Uma nova análise de mais de 20 mil árvores em cinco continentes mostrou que os indivíduos mais antigos são mais tolerantes à seca do que árvores mais jovens no dossel das florestas. Isso significa que estes também são mais resistentes a eventos climáticos extremos – desde que permaneçam em pé.

O estudo foi publicado na revista Nature Climate Change por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA). Eles analisaram o dossel da floresta, formado por copas de árvores maduras e sobrepostas no nível superior. As árvores foram divididas em três grupos de idade (jovens, intermediárias e maduras) e os cientistas examinaram como a idade influenciava a resposta à seca para diferentes espécies de madeiras nobres e coníferas.

Os autores descobriram que as árvores mais jovens no dossel superior experimentaram uma redução de crescimento de 28% durante a seca, em comparação com uma redução de 21% no crescimento das árvores mais velhas. Em situações de seca extrema, a diferença na redução de crescimento aumentou de 7% para 17% entre árvores jovens e velhas.

De acordo com a análise, quando aplicada em escala global, essa diferença pode ter “impactos enormes” no armazenamento e no balanço global de carbono. Ao mesmo tempo, o estudo apontou que as árvores mais jovens que conseguem sobreviver à seca mostraram maior resiliência, com capacidade maior de retornar às taxas de crescimento anteriores ao período seco.

“Esses resultados indicam que, a curto prazo, o impacto da seca nas florestas pode ser severo devido à prevalência de árvores mais jovens e sua maior sensibilidade à seca. Mas, a longo prazo, as árvores mais jovens têm maior capacidade de se recuperar da seca, o que pode ser benéfico para o estoque de carbono”, explicou Tsun Fung (Tom) Au, um dos autores da pesquisa.

Os dados do estudo foram destacados pelas Anthropocene Magazine e Earth.com.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.