Retomada do Fundo Amazônia pode acontecer já em janeiro

7 de dezembro de 2022
Fundo Amazônia
Andressa Anholete / Observatório do Clima

Depois de mais de três anos paralisado, o Fundo Amazônia pode voltar a funcionar já em janeiro, depois da posse do presidente-eleito Lula. Essa é a expectativa do ex-governador do Acre, Jorge Viana, coordenador do grupo de transição na área de meio ambiente do próximo governo, confirmada ao Valor.

De acordo com Viana, Alemanha e Noruega podem liberar os R$ 3,3 bilhões atualmente bloqueados no Fundo nos primeiros dias da nova gestão. Esses valores estão parados desde julho de 2019, quando o governo Bolsonaro perdeu uma queda-de-braço com os países doadores acerca da aplicação dos recursos; na época, o governo defendia a utilização desse dinheiro para indenizar proprietários de terra.

A retomada rápida do Fundo Amazônia deve facilitar, ainda que momentaneamente, o esforço do próximo governo para recuperar as políticas ambientais do Brasil depois da “boiada” bolsonarista. O cenário geral é bastante dramático, como assinalou a ex-ministra Marina Silva, que também participa do grupo de transição sobre meio ambiente.

“É um desafio muito grande que está posto. O que está posto é a recuperação pós-guerra de todos os setores da política pública”, afirmou Marina, citada pelo Metrópoles.

Outra ex-ministra, Izabella Teixeira, deu mais detalhes sobre a situação crítica do setor ambiental do governo federal. Em conversa com a Rede Brasil Atual, ela classificou a gestão Bolsonaro no meio ambiente como responsável pelo maior colapso orçamentário dos últimos 35 anos.

“Há uma falência da máquina pública e não creio, pelo que nós estamos ouvindo dos outros grupos, que seja um ‘privilégio’ da área ambiental. É na realidade um legado desse governo”, disse.

Esse desafio será especialmente sentido na Amazônia: alvo das promessas mais ambiciosas de Lula para o meio ambiente, como a eliminação do desmatamento ilegal até 2026, o bioma está sendo deixado pelo atual presidente bastante devastado. O Guardian destacou as dificuldades que o novo governo deverá enfrentar nos próximos meses e anos, principalmente o avanço do crime organizado na rede de ilegalidades ambientais da floresta.

 

ClimaInfo, 7 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar