Com meio ambiente na pauta, Alemanha quer se reaproximar do Brasil

12 de dezembro de 2022
Alemanha Fundo Amazônia

Depois de quatro anos de distanciamento motivado pela política antiambiental da gestão Bolsonaro, a Alemanha busca retomar o diálogo e reabrir oportunidades de cooperação com o próximo governo brasileiro.

O sinal mais forte dessa reaproximação aconteceu na última semana, com a passagem pelo Brasil da enviada especial alemã para o clima, Jennifer Morgan.

De acordo com o Valor, os alemães enxergam possibilidades de cooperação em áreas como energias renováveis, hidrogênio verde, agricultura sustentável e eficiência energética. Uma das ideias é atrair o Brasil e outros países latino-americanos para uma “grande aliança” em prol do hidrogênio verde e das fontes renováveis de energia.

“A região [América Latina] tem muitos pontos de convergência com a Alemanha. Por isso, o governo alemão gostaria de intensificar a cooperação com países latino-americanos em benefício de nossas sociedades, da proteção do planeta e de seus ecossistemas”, disse Morgan.

A questão ambiental também foi destacada na conversa entre o presidente-eleito Lula e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, realizada na última 6ª feira (9/12). O Globo e UOL repercutiram a notícia.

“[Tivemos] um bom telefonema com Lula. Nós discutimos sobre trabalhar em nossas prioridades compartilhadas no meio ambiente e nos valores democráticos”, assinalou Sunak em um post no Twitter.

Como reportado pela imprensa nas últimas semanas, a equipe de Lula vem negociando a adesão do Reino Unido ao Fundo Amazônia como novo doador internacional, ao lado de Alemanha e Noruega.

Em tempo: Na semana passada, a União Europeia formalizou uma série de restrições à importação de produtos relacionados ao desmatamento, o que coloca em risco boa parte da pauta de exportação do Brasil para o mercado europeu. O g1 conversou com especialistas sobre os reflexos da medida sobre o comércio exterior brasileiro, especialmente de soja e carne bovina. Uma das dúvidas levantadas é se as ferramentas de rastreabilidade já utilizadas por produtores brasileiros serão consideradas no monitoramento das cadeias pelas empresas europeias. Outro problema, mais forte para a criação de gado, é a rastreabilidade de fornecedores indiretos, onde as empresas brasileiras ainda patinam.

 

ClimaInfo, 12 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar