Em Davos, Marina cobra recursos internacionais para proteção ambiental

18 de janeiro de 2023

A política ambiental está sendo reconstruída no Brasil, mas precisamos de apoio internacional, principalmente de recursos financeiros. Este foi o apelo da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, feito em um painel do Fórum Econômico Mundial nesta 3ª feira (17/1).

Um dos pontos assinalados por Marina foi o do financiamento climático internacional. Os países desenvolvidos ainda não conseguiram cumprir a promessa feita em 2010 – e vencida uma década depois – de destinar pelo menos US$ 100 bilhões anuais para ação climática nos países em desenvolvimento.

“Nós temos uma boa regulação global, mas faltam os investimentos. Os 100 bilhões [de dólares] que eram o compromisso dos países desenvolvidos ainda não foram aportados”, ressaltou a ministra. “Nós temos que ter aporte de recursos para ações de mitigação, como também de adaptação”.

Em paralelo, Marina destacou a articulação do governo brasileiro para aumentar o pool de financiadores do Fundo Amazônia, inclusive junto a entidades filantrópicas internacionais. Ela citou a Leonardo DiCaprio Foundation, que pretende captar U$ 100 milhões para o Fundo. CNN Brasil, g1, Metrópoles, Reuters e Valor deram mais informações.

A ministra também comentou sobre as perspectivas para o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, travado desde 2019 por conta de desconfianças dos europeus com a política ambiental do antigo governo brasileiro.

“O Parlamento Europeu está considerando que agora temos um governo comprometido com a proteção da Amazônia e demais biomas, com a defesa dos Direitos Humanos, fortalecimento da democracia e estabilidade política o suficiente para que se possa finalizar o acordo”, afirmou Marina. CNN Brasil e Estadão destacaram esse ponto.

Em tempo: O MapBiomas foi premiado em evento do Fórum Econômico Mundial como uma das Inovações Sociais Coletivas de destaque do ano. Organizado pela Fundação Schwab, que também é responsável pela realização do Fórum de Davos. A premiação reconhece iniciativas de inovação e cooperação para superação de desafios comuns, como a proteção do meio ambiente e o combate à pobreza. “O acesso livre a informações e dados atualizados, históricos e de qualidade sobre o uso e cobertura da terra é premissa para a realização de políticas públicas, combate ao desmatamento e atuação responsável de empresas”, destacou Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, durante a premiação. Correio Braziliense e Metrópoles deram a notícia.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar