Minas e Energia se reúne com PF depois de ataques a linhas de transmissão

MME ataques torres energia
Reprodução / BandNews TV

A ANEEL confirmou outras duas ocorrências suspeitas de vandalismo em torres de transmissão de energia elétrica no Brasil. De acordo com a agência, os episódios aconteceram na última 6ª feira (13/1), em Tupãssi (PR), e no sábado (14) em Vilhena (RO). Nesse último caso, o ataque resultou na derrubada da estrutura, que serve para transportar energia das hidrelétricas do rio Madeira para a região Sudeste.

Nesta 2ª feira (16/1), os ministérios de Minas e Energia e da Justiça se reuniram para definir uma estratégia para garantir a segurança da rede de transmissão e distribuição de energia no país. O governo federal deve pedir aos governos de Paraná, Rondônia e São Paulo, estados que registraram os ataques, que aumentem a vigilância no entorno de estruturas vitais da rede elétrica.

Apesar de não ter causado interrupção no fornecimento de energia, os atentados resultaram em 12 torres danificadas em seis linhas de transmissão (uma delas, duas vezes na mesma semana). Ainda não se sabe quem está por trás dessas ações nem a motivação delas – no entanto, elas começaram a acontecer logo após a tentativa de golpe de Estado perpetrada por bolsonaristas no último dia 8 em Brasília.

“Nos causa indignação que estes criminosos destruam o patrimônio de todos os brasileiros”, destacou o ministro Alexandre Silveira. Ele prometeu que o governo federal agirá com o rigor da lei para punir e cobrar ressarcimento dos vândalos.

Band, CNN Brasil, Folha, g1, O Tempo, Valor e VEJA, entre outros, repercutiram os ataques contra torres de transmissão elétrica pelo Brasil.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.