Tempestades de inverno causam enchentes e destruição na Califórnia

Califórnia alagamentos
David Swanson/Reuters

O inverno está sendo marcado por fortes tempestades na costa oeste dos EUA, principalmente na Califórnia. Alimentadas por “rios atmosféricos” que levaram umidade para a região, as chuvas intensas causaram enchentes e deslizamentos de terra em diversos pontos do estado norte-americano, com pelo menos 20 pessoas mortas e mais de US$ 30 bilhões de prejuízo material e financeiro até o momento.

A chuva intensa e frequente causada pelos “rios atmosféricos” é potencializada por fortes ventos, que sopram com força de furacão e derrubam árvores e linhas de transmissão. Assim, o solo encharcado acaba se tornando uma armadilha, facilitando deslizamentos de terra e bloqueando estradas e ferrovias.

Nesta 5ª feira (19/1), o presidente Joe Biden visitou algumas das áreas mais afetadas pelas tempestades, para avaliar os prejuízos e destacar a ajuda federal às vítimas. Biden também conversou com o governador da Califórnia, Gavin Newsom. Bloomberg e Reuters deram mais detalhes.

“Essas tempestades estão entre os desastres naturais mais mortíferos da história moderna do nosso estado”, disse Nancy Ward, diretora do gabinete de serviços de emergência do governo da Califórnia, citada pelo Guardian.

De fato, nos últimos anos, a Califórnia se tornou epicentro de diversos episódios de clima extremo nos EUA, principalmente aqueles relacionados ao calor. O estado ainda atravessa uma forte crise hídrica e convive com incêndios florestais de grande magnitude durante as temporadas secas. Ainda assim, como destacado pelo NY Times, as tempestades não devem aliviar a seca californiana, ao menos no médio prazo.

O Washington Post publicou imagens e vídeos que registram o impacto das chuvas na Califórnia.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.