Terra Yanomami registra salto no desmatamento em 2022

29 de janeiro de 2023

Dados do INPE indicam que o garimpo derrubou 232 hectares de floresta na Terra Yanomami em 2022, o que representa um aumento de 24,7% em relação ao ano anterior (186 ha). Se forem considerados os quatro anos da era Bolsonaro, o salto no desmatamento associado ao garimpo é ainda mais notável: alta de 309%, de 1.236 ha em outubro de 2018 para 5.053,8 ha em dezembro de 2022. Agência Brasil e Folha destacaram a informação.

O Globo escreveu sobre um balanço feito pelo Instituto Escolhas do desmatamento causado pelo garimpo e pela mineração na Amazônia. De 2015 a 2021, a área perdida de floresta pela atividade garimpeira aumentou quase sete vezes, pulando de 18 km2 para 121 km2.

O avanço do garimpo na Amazônia nos últimos anos refletiu o descaso do governo Bolsonaro com a proteção ambiental. De 2019 a 2022, a derrubada de floresta no interior de áreas protegidas na Amazônia Legal foi 94% maior em comparação com os quatro anos anteriores, segundo levantamento feito pelo Instituto Socioambiental (ISA) e divulgado pelo site ((o)) eco.

Já o Imazon concluiu que 80% de todo o desmatamento da Amazônia em 2022 ocorreu em terras sob responsabilidade da União. Isso significa que foram derrubados cerca de 8,4 mil km2, o que equivale a 5,5 vezes a área do município de São Paulo (SP). A informação foi repercutida pelo UOL.A explosão recente do desmatamento na Amazônia traz desafios para o começo do governo Lula, assinalou Giovana Girardi no InfoAmazonia: “O desmonte em série das políticas ambientais, associado a mensagens positivas por parte do governo Bolsonaro para quem usufruía ilegalmente da Amazônia, favoreceu não só a sensação de impunidade, como o próprio aumento da criminalidade”.

ClimaInfo, 30 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar