Mesmo com promessas de redução, uso global de plástico bate recorde

lixo plástico
hhach/Pixabay

As promessas de governos e empresas para diminuir a produção e o uso de plásticos em seus produtos ainda não se refletiram no mundo real. Um levantamento divulgado nesta 2ª feira (6/2) mostrou que quase 140 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos de uso único foram consumidas em 2021, 6 toneladas a mais do que em 2019.

O dado é da Minderoo Foundation, sintetizado na 2ª edição do Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos. Segundo a análise, o desperdício adicional de plástico nos dois anos que separam as duas análises equivale a quase 1 kg a mais para cada pessoa no planeta.

Os plásticos de uso único estão entre os principais vilões da poluição plástica que tomou conta da Terra nas últimas décadas. Nos últimos anos, segundo a análise, a produção de material virgem diminuiu, mas ainda segue distante de seu pico, e o uso de matérias-primas recicladas continua sendo “na melhor das hipóteses uma atividade marginal”.

A lista dos maiores produtores globais de plástico é encabeçada pela petroleira ExxonMobil, junto com a chinesa Sinopec e petroquímica Dow. A fabricação do plástico pelas 20 empresas dessa relação resultou na emissão de cerca de 450 milhões de toneladas métricas de CO2, equivalente às emissões anuais do Reino Unido.

“Isso demonstra, sem sombra de dúvida, que o problema da poluição plástica está ficando muito maior e está sendo impulsionado pelos produtores de polímeros, que são, é claro, impulsionados pelo setor de petróleo e gás”, explicou Andrew Forrest, fundador da Minderoo.CNN Brasil e Reuters deram mais detalhes sobre o levantamento.

ClimaInfo, 7 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.