Estudo estima perda acumulada de 20% das zonas úmidas da Terra nos últimos 300 anos

zonas úmidas
The Guardian

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) aponta que as perdas de zonas úmidas ao redor do mundo são menores do que o vinha sendo indicado por análises anteriores. Ainda assim, a área úmida total perdida nos últimos 300 anos (cerca de 3,3 milhões de km2) supera o território da Índia (3,2 milhões de km2). O artigo foi publicado na revista Nature.

Percentualmente, o estudo sugere que as perdas tenham abrangido pelo menos 21% do total de zonas úmidas naturais da Terra, patamar inferior aos 50-87% estimados por outras pesquisas. A estimativa mais baixa é provavelmente, segundo os pesquisadores, resultado do foco do estudo, que se restringiu às observações históricas disponíveis a partir de 1850.

O estudo enfatizou que as perdas de zonas úmidas foram drasticamente altas em algumas regiões, como nos Estados Unidos, onde estima-se uma perda de 40% de suas zonas úmidas desde 1700, correspondendo a mais de 15% de todas as perdas globais registradas no período. Além disso, embora a conversão e a degradação dessas áreas tenham diminuído globalmente, o processo continua acelerado em algumas regiões do globo, como a Indonésia, onde agricultores e empresas continuam desmatando grandes áreas para produção de óleo de palma.

“Apesar das boas notícias que nossos resultados podem implicar, continua sendo urgente interromper e reverter a conversão e a degradação das zonas úmidas”, disse o principal autor do estudo, Etienne Fluet-Chouinard. “É fundamental considerar as disparidades geográficas nas perdas, porque os benefícios locais perdidos das zonas úmidas drenadas não podem ser substituídos por zonas úmidas em outros lugares”.

Bloomberg e Guardian deram mais informações sobre o estudo.

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.